17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
POLÍCIA
Cezar Alves
05/04/2016 12:16
Atualizado
14/12/2018 00:47

?Quando tudo falha, termina no colo da polícia?, diz secretária de Segurança

Secretária admitiu falta de pessoal, reafirmou que vai fazer concurso e destacou que a sociedade precisa se envolver mais no trabalho contra a violência não só em Mossoró, mas em todo o Estado
Cezar Alves

A secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social desembarcou em Mossoró nesta segunda-feira, 3, e vai ficar até o dia 7, tratando com autoridades sobre um trabalho mais consistente para reduzir os índices e homicídios na capital do Oeste. Ela admitiu falta de pessoal, reafirmou interesse em fazer o concurso e chamou a atenção da socidade para se envolver no trabalho contra a violência.

Veja mais

Secretaria busca parcerias para enfrentar a violência em Mossoró

O primeiro encontro da secretária Kalina Leite em Mossoró, que se fazia acompanhada com toda a cúpula da segurança, foi com os promotores de justiça na sede do Ministério Público Estadual. A secretária quer atacar todos os vetores da violência no Rio Grande do Norte.

Depois Kalina Leite conversou com delegados de polícia Civil e o secretário de segurança e Defesa Civil de Mossoró, o tenente coronel Alvibá Gomes, da Prefeitura Municipal de Mossoró. Classificou como importante esta parceria.

Na manhã desta terça-feira, 5, conversou com os policiais militares no II Batalhão de Polícia Militar. Agradeceu pelo empenho em 2015 que reduziu os homicídios em 16,5% e anunciou uma série de medidas, que segundo ela vai otimizar o trabalho da Polícia Militar.

Em seguida Kalina Leite conversou com os juízes no Fórum Municipal Silveira Martins. Em contato com a imprensa, ela destacou que o trabalho para se ter segurança precisa ser realizado em cadeia e negou que a culpa pela violência fosse ausência de polícias nas ruas.

Na opinião da secretária existe uma cadeia de fatores que contribui para que o crime aconteça. Os primeiros têm a ver com a educação familiar e educacional, assim como envolvimento de religiões e instituições que trabalham a capacitação da mão de obra.

“Quando tudo falha, termina no colo da polícia”, afirma a secretária Kalina Leite ao explicar que a culpa pela violência nas ruas é mais em função da formação das pessoas do que pela ausência das polícias nas ruas. Ela defende que o certo é o cidadão viver em paz.

"Mas a gente tem que inverter esta lógica. A polícia na rua é importante. A comunidade é importante. Mas não é só a polícia que vai fazer esta prevenção", afirmou ela, lembrando da questão familiar e também do envolvimento social.

Tecnologia na comunicação

A secretária lembrou que já queria entrar 2016 substituindo o sistema de comunicação do Ciosp Mossoró totalmente, porém por uma questão jurídica na aquisição, ainda não foi possível fazer esta substituição do modelo antigo por um modelo digital, moderno. Kalina Leite disse que o Governo do Estado contratou uma consultoria e em 30 dias saberá o caminho para fechar a negociação e adquirir os equipamentos adequados.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário