O diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Jarbas Mariano, disse na manhã desta sexta-feira, 22 de abril de 2016, que os 10 novos respiradores “já estão instalados e funcionando”. Sobre os outros quatro que estavam no conserto, também chegaram. “Hoje temos em funcionamento 21 respiradores no HRTM”, destaca o diretor.
Os 10 novos respiradores foram adquiridos pela Secretaria Estadual de Saúde semana passada e entregues nesta semana. Para o secretário Ricardo Lagreca, em contato com o MOSSORÓ HOJE, os equipamentos vieram se somar aos 36 novos leitos que a unidade recebeu da Maçonaria neste dia 21 de abril, ampliando os serviços.
Com a ampliação da unidade hospitalar, foi necessário ampliar o quadro de pessoal do HRTM e com isso a Sesap está relotando 37 servidores do Hospital Regional da PM de Mossoró para a unidade, sem prejuízo para o seu funcionamento.
Estão sendo remanejados 1 médico, 1 assistente social, 6 cirurgiões dentistas, 3 enfermeiros, 1 nutricionista, 19 auxiliares de saúde, 1 técnico administrativo, 5 assistentes técnicos em saúde.
O Hospital Regional Tarcísio Maia é um hospital geral de grande porte, referência para toda a região Oeste do Estado. Tem a função de atendimento de Urgência e Emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Estão nos serviços prestados por essa Unidade de Saúde: Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Clínica Pediátrica, UPI (Unidade de Pacientes Infectados); Traumatologia, Oftalmologia, Odontologia, Cirurgia Buco Maxilo Facial; Unidades de Enfermagem; Serviço Social, Nutrição e Dietética; Fisioterapia; Terapia Ocupacional e Saúde Ocupacional.
A unidade conta ainda com um Centro Cirúrgico, com 4 salas e uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva com 9 leitos; Serviço de Diagnóstico e Imagem como: Raios X, Endoscopia, Ultrassonografia e Tomografia computadorizada, além de um Laboratório de Análises Clínicas e outro de microbiologia.
Apesar da grandiosidade, o HRTM, que em 30 anos de inauguração não havia passado por ampliação, ficou pequeno para atender a demanda das cidades da região Oeste, parte do Vale do Jaguaribe do Cearé e Alto Sertão da Paraíba. Nestas regiões, residem mais de um milhão de habitantes. Com a epidemia de viroses, o HRTM ficou superlotado.
Atualmente são mais de 30 pessoas em macas nos corredores. Com abertura dos 36 leitos concluídos pela Maçonaria, com um investimento de aproximadamente R$ 200 mil, este quadro de superlotação, segundo o diretor Jarbas Mariano, vai amenizar muito. Ele explicou que os novos leitos vão passar por processo de desinfecção, lençóis estão sendo preparados e pessoal que chegou esta semana sendo treinado para assumir as novas funções.
Jarbas Mariano acredita que no máximo terça-feira da próxima semana todos os leitos já vão está ocupado pelos pacientes que atualmente se encontram nos corredores do HRTM.