16 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
NACIONAL
Da redação
24/05/2016 07:41
Atualizado
12/12/2018 09:01

Potiguar assume a Secretaria Geral do Ministério das Relações Exteriores

Considerado um dos maiores especialistas do país na área de negociações comerciais, Marcos Galvão vai assumir o segundo posto mais alto do Itamaraty
Internet

Com a troca de comando no Ministério das Relações Exteriores iniciada pelo ministro José Serra (PSDB-SP), o embaixador norte-rio-grandense, Marcos Galvão, atual chefe da missão brasileira em Genebra, assume a Secretaria Geral do Itamaraty.

Considerado um dos maiores especialistas do país na área de negociações comerciais, Marcos Galvão substitui Sérgio Danese, transferido para a embaixada em Buenos Aires, e vai assumir o segundo posto mais alto do ministério com a tarefa de acelerar a busca de acordos comerciais.

O secretário-geral é o principal assessor do ministro e responsável por fazer a máquina do Itamaraty funcionar. Galvão era um dos nomes preferidos do grupo mais próximo do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), para virar ministro caso o ex-candidato tucano tivesse ganho as eleições presidenciais de 2014.

Ele foi chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Fazenda, onde tratou de negociações financeiras no G-20, espécie de diretório econômico do planeta, e embaixador no Japão. Na OMC, foi peça central para arrancar o acordo para eliminação de subsídios na exportação de produtos agrícolas.

Rio Grande do Norte
A maior expectativa com a chegada do conterrâneo ao cargo de secretário-geral do Itamaraty é a possibilidade de agilizar a transformação do Rio Grande do Norte em um polo turístico e exportador na América Latina pela sua posição geográfica no continente, além de alavancar a área de livre comércio do estado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário