15 JAN 2025 | ATUALIZADO 18:17
ESTADO
Da redação
24/05/2016 10:39
Atualizado
12/12/2018 10:17

Mutirão atende crianças com microcefalia em Pau dos Ferros

Atendimento incluiu avaliação global, triagem auditiva, orientação psicológica e atendimento em enfermagem, feitos por médico, fisioterapeutas, psicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional
Cedida

O Centro Especializado de Reabilitação e Habilitação- CERH II da 6ª Região de Saúde localizado em Pau dos Ferros, realizou um mutirão para esclarecimento dos casos suspeitos de microcefalia e emissão do Laudo Médico Circunstanciado.

A estratégia foi definida em conjunto com as gestões municipais, incluindo as secretarias de Saúde e Assistência Social.

A ação aconteceu no dia 23 e também teve como objetivo garantir acesso assistencial a exames, consultas e tratamentos especializados, bem como o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento na Atenção Básica.

O atendimento incluiu avaliação global, triagem auditiva, orientação psicológica e atendimento em enfermagem, feitos por médico, fisioterapeutas, psicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional, com apoio dos técnicos da Sesap e SMS de Pau dos Ferros.

“A idéia de mutirões foi concebida tendo em vista o tempo exíguo para dar respostas mais efetivas e deverão ocorrer de forma descentralizada nas demais Regiões de Saúde do Estado conforme pactuação realizada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) dos respectivos Centros Confirmadores”, explicou a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Antônia Célia Sales Melo.

Foram atendidas as dez crianças notificadas como caso suspeito em municípios da Região, sendo que cinco tiveram o diagnóstico descartado para microcefalia, quatro confirmados e um aguarda documentação.

Todas as crianças com diagnóstico descartado para microcefalia foram orientadas a retornarem com seis meses para outra avaliação global, mantendo o acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento nas respectivas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

“A avaliação da equipe foi positiva considerando que o momento permitiu atualizar as informações necessárias para a continuidade do cuidado, bem como conhecer a realidade de cada família para definição de estratégias de apoio às gestões municipais. Todos os casos que ainda se mantinham sob investigação foram esclarecidos”, concluiu Antônia Célia.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário