O multicampeão de jiu-jitsu, Ítalo Lima Costa, areia-branquense de apenas 21 anos, viajou nesta terça-feira (24) para os Estados Unidos e começa a disputa da mais importante competição mundial de Jiu-Jitsu e quer conquistar o título de Campeão Mundial dos americanos, o topo do mundo dentro das artes maciais.
O Campeonato Mundial acontece de 1º a 5 de junho, na Pirâmide de Long Beach, Califórnia, EUA e é o mais importante torneio de Jiu-Jitsu.
“O Mundial da IBJJF é onde está o polo do jiu-jitsu hoje em dia, as grandes marcas que apoiam o esporte, os grandes nomes do esporte, a mídia, as oportunidades de crescimento. Hoje tudo está nos EUA e essa competição é a de maior visibilidade para os atletas, como também a mais almejada”, frisa o lutador.
O atleta pensou várias vezes em desistir de lutar e seguir sua carreira profissional fora dos tatames, por falta de apoio e incentivo por parte do poder público e da iniciativa privada, mas a paixão pelo esporte e o incentivo dos pais fizeram com que Ítalo retomasse seu foco no esporte e renovasse seu desejo de ser campeão mundial.
“Eu já andei muitas vezes desmotivado, já pensei em parar, mas a verdade é que não dá mais. É como se fizesse parte de mim. Se eu parar de fazer isso é o mesmo que eu morrer. Então eu coloquei uma coisa na cabeça: vou estudar, chegar a ter minha profissão e ver se consigo bancar as competições com o dinheiro do meu trabalho, pois se eu não viver do jiu-jitsu, eu vou viver para o jiu-jitsu”, comenta Ítalo, que começou a treinar com 14 anos.
Para conseguir alcançar seu objetivo, o representante potiguar buscou o apoio financeiro necessário para chegar aos Estados Unidos e, para tanto, contou com a ajuda dos amigos e parentes para arrecadar recursos para custear sua viagem.
Principais títulos de Ítalo:
Campeonato Mundial, em São Paulo (2014), categoria médio da faixa Azul
Campeão da Seletiva Mundial, Abu Dhabi (2015), categoria até 88 kg
Tricampeão do Nordeste Open, Natal
Vice-campeão no Rio Internacional Open, 2015
Vice-campeão Brasileiro, 2012, categoria até 88 kg e no Absoluto
3º Lugar no Rio Internacional Open, 2012
3º colocado no Sulamericano, Salvador, 2015