Após quase três meses desaparecida, a famosa onça que surgiu em Apodi no início do ano voltou a dar o ar de sua graça. Desta vez foi na comunidade rural de Barro Vermelho, na região da Pedra do município.
A aparição aconteceu na terça-feira (31) da semana passada. Apesar de não ter sido vista por nenhum morador, a onça deixou marcas de sua passagem pela localidade. Uma delas foi um bezerro morto.
Segundo moradores, o bezerro tinha cerca de 30 dias de nascido e foi encontrado morto com a cabeça, pescoço e parte das costelas comidas. Típico de um ataque de animal feroz.
Os moradores temem que a onça volte a atacar os animais.
A primeira vez que ela foi vista foi em fevereiro na comunidade de Cachoeira. Quem a viu foi a dona de casa Lúcia Teófila, de 36 anos. Ela saiu de casa à tarde, com a filha pequena, para olhar um bezerro recém-nascido, quando ficou cara a cara com a onça, de cor amarronzada.
Leia: Onça-parda assusta moradores da zona rural de Apodi, no RN
Em seguida, ela reapareceu na Santa Rosa, onde foi cercada por moradores armados com facões e machados, mas conseguiu fugir.
De acordo com a Polícia Ambiental de Mossoró, o animal trata-se de uma Sussuarana, também conhecida como onça-parda. Ela não é perigosa e só ataca seres humanos quando se sente acuada.
A Sussuarana é um animal solitário e prefere viver em um lugar de difícil acesso como florestas, desertos e montanhas. Quando adultas, ela atinge 63 centímetros de altura, com até 100 quilos e corpo de 1,2 metros.
Veja reportagem em vídeo: