18 OUT 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
16/06/2016 14:25
Atualizado
12/12/2018 16:16

Produtores iniciam colheita de milho e feijão no interior do RN

Cerca de 200 famílias da comunidade de Laranjeira dos Cosmes, em São José do Mipibu, iniciarão a colheita na próxima quarta-feira, 22
Cedida/Emater-RN

Na próxima quarta-feira (22), cerca de 200 famílias de agricultores da Comunidade Laranjeira dos Cosmes, em São José do Mipibu, iniciarão a colheita de feijão e milho no interior do Rio Grande do Norte.

As terras para o plantio ficaram a cargo da Prefeitura de São José de Mipibu, que arrendou e cedeu os 34 hectares, beneficiando 200 famílias que trabalham no cultivo das duas variedades de cereais.

As sementes foram adquiridas pelos agricultores através do programa Banco de Sementes, coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Emater-RN e Prefeitura Municipal de São José de Mipibú, que distribuiu 1,5 tonelada de sementes, cuja colheita começa agora.

O milho, em particular, é um cereal que faz parte da cultura do Nordeste, e sua presença na mesa de nosso povo se mostra ainda mais marcante durante as festividades juninas. Nas comemorações em louvor aos padroeiros não pode faltar pamonha, munguzá ou canjica.

E tudo é bem aproveitado. Além de utilizar o milho para produzir as iguarias, com a palha do milho, será feita silagem (método de produção que consiste na conservação de forragem para alimentação animal) que beneficiará os pequenos criadores de gado do município.

Banco de Sementes

O Programa de Distribuição de Sementes é desenvolvido a partir do Banco de Sementes. Dessa forma, o agricultor recebe os grãos e se compromete a devolver a mesma quantia para o próximo ano, garantindo assim a retroalimentação do sistema.

Já foram entregues, este ano, mais de 604 toneladas de grãos de milho, feijão, arroz e sorgo a quase 46 mil agricultores de todo o estado. A Emater-RN atua na distribuição das sementes e no acompanhamento do plantio junto aos pequenos produtores locais.

Com informações da Emater/RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário