18 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:34
POLÍCIA
Da redação
21/06/2016 11:33
Atualizado
22/06/2016 16:40

Preso no TO pistoleiro que participou de ataque a ex-prefeito Antônio Veras

Eniran é conhecido por participar da facção criminosa denominada "Novo cangaço". Ele também é apontado como um dos integrantes da quadrilha que fez ataques à família Praxedes, em Caraúbas
Cedida

A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) do Tocantins prendeu nesta terça-feira (21), um dos membros da facção criminosa denominada como “Novo cangaço”. Francisco Eniran Lopes é bastante conhecido por crimes de pistolagens realizados na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Eniran é um dos integrantes da quadrilha que teria participado, segundo a Polícia Civil, do ataque que resultou da morte, por fuzilamento, do ex-prefeito de Campo Grande, Antônio Veras, no ano de 2010, assim como dos policiais militares Jackson Cristiano Dantas e Solano Costa Medeiros.

Os policiais, que residiam e trabalhavam em Caicó, estavam fazendo a segurança do ex-prefeito Antônio Veras, que vinha sendo ameaçado de morte havia alguns anos.

Veja mais

Reportagem do jornalista Willian Vicente mostra os detalhes desta emboscada

O pistoleiro Eniran também teria participado, segundo a Polícia Civil, de ataques a família Praxedes, em Caraúbas, no mesmo período. Num destes ataques, em novembro de 2011, deixou o empresário José Wilson Praxedes e sua filha de 16 anos, feridos. Em outros, as vítimas não tiveram a mesma sorte.

O Blog O Câmera divulgou, em 2012, informações do delegado Odilon Teodósio, na época à frente da Divisão de Polícia do Oeste, apontando Eniran como um dos envolvidos nos ataques em Janduis, que deixou o ex-prefeito Antônio Veras (Campo Grande) e os dois policiais mortos, assim como contra à família de Wilson Praxedes, em Caraúbas.

No ataque ao empresário Wilson Praxedes, em 2011, o bando estava encapuzado e usou Rifle 44 do papo amarelo, 9mm, Ponto 40, Fuzil 5.56 e 7.62. Fuzilaram a frente do comércio, que fica no Centro da cidade. Ao menos foram estes os calibres que tiveram as cápsulas coletadas no local da ocorrência.

Boy Regy e Pedro de Benedita, ambos de Caraúbas, assim como Eniran, são apontados como os líderes do "Novo cangaço", com atuação na região de Mato Grosso, Pará, entre outros estados.

Em seu “currículo”, Francisco Eniran também possui várias passagens na polícia por crimes como assaltos a bancos em Tocantins e Mato Grosso, além do Rio Grande do Norte. Inclusive Eniran também aparece no noticiário da Polícia Civil do Mato Grosso.

Veja mais

Polícia Civil indica sete envolvidos em roubas a bancos no Mato Grosso

 


Em uma reportagem divulgada pelo Blog O Câmera em 2012, o delegado Odilon

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário