O dovernador do estado, Robinson Faria, esteve nesta quinta-feira (7) junto aos governadores dos estados do Nordeste numa reunião em Brasília em que pediram ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, uma compensação de, no mínimo, R$ 14,3 bilhões do governo federal por perdas no Fundo de Participação dos Estados (FPE), provocadas por desonerações fiscais.
Apesar de ter noticiado a solicitação que está embasada em um documento enviado na semana passada, Robinson não mencionou em seus comentários se houve otimismo ou não quanto ao atendimento da solicitação. O que os governadores temem é uma crise de consequências severas, caso não consigam mais suprir as necessidades básicas de seus estados em virtude da queda de receitas, conforme asseverou à Agencia Brasil o governador do estado do Maranhão, Flávio Dino.
O valor de R$ 14,3 bilhões é o que os estados do Nordeste calculam perder até o fim do ano no FPE por causa de desonerações de IPI e Imposto de Renda, e é o valor mínimo que pleiteiam. Eles pedem também que seja flexibilizado o limite para que os estados possam contrair empréstimos.
Como não confirmou, nem negou a ajuda, segundo os governadores afirmaram à agência de notícias, ficarão aguardando a contraproposta, mas também não foi dado prazo para tal.