Saiu no Ancelmo Góis (veja aqui), d"O Globo: Hoje à noite, o DEM e o PTB se reúnem, em Brasília, para mais uma rodada de discussões sobre a fusão dos dois partidos.
Ainda de acordo com o colunista, se a fusão for efetivada, prevalece o nome do PTB e surgiria um partido com a quarta maior bancada no Congresso, atrás do PT, PSDB e PMDB.
Em Mossoró, a junção afetaria quatro vereadores. Dois do PTB, Ricardo de Dodoca e Lucélio Guilherme, e dois do DEM, Manoel Bezerra e Flávio Tácito, que passariam a compor todos o mesmo partido. Juntos, eles formariam a maior bancada da Câmara Municipal.
Isso, se os vereadores do DEM não deixarem o partido, como vêm planejando desde que a sigla vetou a candidatura da ex-governadora Rosalba Ciarlini, nas eleições do ano passado.
A fusão também facilitaria para eles a mudança para uma nova sigla, já que, nesse caso, a lei de fidelidade partidária permite a migração com justa causa.
Ainda sobre fusão
O Senado aprovou projeto que limita a fusão de partidos com menos de cinco anos de criação. A ideia é impedir casos como a possível fusão do PSD com o PL, cuja recriação é planejada por Kassab. A junção aumentaria a base aliada do Governo na Câmara dos Deputados e também liberaria a migração de parlamentares sem ferir a lei de fidelidade partidária.
Fidelidade
Falando em fidelidade partidária, tem mossoroense com cargo eletivo público só aguardando a criação de uma nova sigla para seguir sem problemas perante a Justiça Eleitoral.
Fidelidade e o DEM
A debandada quase completa do Democratas não aconteceu também por este fator, mas tem político filiado dizendo que "não quer nem ouvir falar no DEM".
Reforma administrativa
O PT de Mossoró trocou uma Secretaria, a de Segurança, por duas Secretarias Adjuntas, a de Meio Ambiente e a de Turismo. Se não é vantajoso do ponto de vista administrativo, para o partido foi ideal. Acomodou os dois agrupamentos do PT e evitou as disputas internas.
Novo juiz em Mossoró
O TRE-RN abriu prazo para inscrições de juízes da Comarca de Mossoró. Será para ocupar a titularidade da 58ª Zona Eleitoral, que será criada até junho, abrangendo as cidades de Baraúna, Serra do Mel e Tibau. O juiz designado nessa seleção ocupa mandato de um biênio e será o responsável por conduzir as eleições nessas cidades no próximo ano.
Daniela Rosado
Pelas regras de rotatividade, quem deverá ocupar a vaga é a juiza Daniela Rosado, atual juiza eleitoral da cidade de Caraúbas.