19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
Retratos do Oeste
28/03/2015 06:21
Atualizado
13/12/2018 04:59

Prefeitura lança pacote de cortes na administração municipal

Secretário de Planejamento justifica medidas impopulares como essenciais para equilíbrio nas contas

Secretaria da FazendaAs medidas foram publicadas no Jornal Oficial de Mossoró de hoje (28). Nove itens compõem o pacote de austeridade que a Prefeitura lança com o objetivo de ajustar as receitas e despesas, segundo o secretário de Planejamento, Josivan Barbosa.

As medidas são as seguintes:

Corte de 50% em passagens e diárias nos primeiro e segundo escalões da administração municipal;

 

  • Corte de 20% em combustível, energia, água e telefone das repartições municipais;

 

  • Corte de contratos novos de consultoria, aluguel, obras e projetos;

 

  • Suspensão de assinatura de novos contratos de prestação de serviços;

 

  • Suspensão de gastos e eventos, exceto os que fazem parte do calendário oficial - que ainda assim poderão sofrer redução de investimentos;

 

  • Suspensão de apoio em eventos de entidades de qualquer natureza, como Ficro, Expofruit, solenidades, inaugurações e eventos religiosos.

 

  • Suspensão de reestruturação ou revisão do Plano de Cargos, carreira e Remuneração de Servidores;

 

  • Suspensão de novos concursos públicos;

 

  • Corte integral na concessão de horas extras a servidores;


De acordo com o Secretário de Planejamento, outras medidas ainda estão sendo estudadas para publicação em um segundo decreto. Uma delas deverá ser o corte de parte dos salários dos gestores, incluindo Prefeito e Vice-prefeito.

Josivan Barbosa explica que apontar medidas para o equilíbrio das contas municipais é a sua função. “Os cortes foram uma necessidade para que serviços como saúde e segurança não sejam descontinuados”, ele complementa.

O Secretário concedeu à ‘Política Hoje’ entrevista, detalhando as perspectivas da Prefeitura com o pacote.

Política Hoje: Qual a economia, em números, que a administração municipal vai alcançar com as medidas anunciadas?
Josivan Barbosa

Josivan Barbosa: Esperamos economizar cerca de 5% no custeio de pessoal e 25% nas despesas de custeio (manutenção) e capital, menos os serviços de saúde, segurança e educação.

PH: O corte em novos contratos de consultorias e na assinatura de novos contratos de prestação de serviços vai ocasionar paralisação em alguma atividade no município?

JB: Haverá desaceleração em alguns serviços, entretanto, o Sr. Prefeito recomendou atenção especial nos serviços de saúde, educação, segurança, iluminação pública, recuperação das vias urbanas e rurais.

PH: Já se tem os números, ou percentual, da redução de gastos nos eventos do calendário oficial?

JB: Estamos elaborando um estudo detalhado sobre o impacto desses eventos no orçamento. Os cortes nos gastos com eventos oficiais serão objeto de um segundo decreto que está sendo elaborado e analisado pela equipe de gestores mais ligada ao orçamento municipal.

PH: Medidas que atingem diretamente o servidor, como corte integral na concessão de horas extras e o cancelamento da reestruturação ou revisão do PCCR tem previsão de quando devem ser finalizadas?

JB: As medidas são para a execução financeira do Orçamento 2015. Esperamos que a duração seja a mínima possível, mas as medidas precisavam ser anunciadas antes que o orçamento 2015 ficasse comprometido para os compromissos básicos: folha de pagamento, serviços de saúde e segurança.

PH: Essas medidas estarão em vigor até que data?

JB: Até o momento que o equilíbrio entre as despesas e as receitas permitir o fluxo normal do orçamento aprovado pela Câmara Municipal de Mossoró, principalmente, a recuperação dos repasses da União e a melhoria da arrecadação fiscal.

PH: Além das medidas anunciadas, existem outras medidas estudadas e que ainda podem ser tomadas?

JB: Já iniciamos a análise e o gestor municipal já concordou em redução dos salários dos gestores do primeiro e segundo escalão, envolvendo as remunerações do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário