16 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
TRÂNSITO É VIDA
06/08/2015 08:52
Atualizado
13/12/2018 04:42

A crise econômica intensifica a mobilização municipalista e leva prefeitos à Brasília

Nova Mobilização Permanente dos municípios brasileiros
Internet

O ano de 2015 está se destacando como um ano atípico na política brasileira. Estimulados pela grave crise econômica e política que passa o país, os prefeitos de todas as regiões do Brasil, através da Confederação Nacional dos Municípios, tem intensificado as manifestações diante de várias promessas assumidas e não cumpridas que estão causando enormes impactos negativos nas administrações municipais.

Entre as muitas lutas que os prefeitos assumiram enfrentar em 2015, uma em particular tem norteado as muitas manifestações: a definição de um novo Pacto Federativo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a participação das entidades estaduais, promove uma série de ações e articulações junto a deputados e senadores. O objetivo é incluir mudanças de impacto positivo a todos os Municípios brasileiros.

Mais uma vez, os prefeitos foram as ruas de Brasília cobrar dos parlamentares e do próprio governo federal, uma agilidade maior na resolução desse problema. "Estamos, agora, em momentos decisivos. O Pacto precisa ser aprovado no segundo semestre deste ano para garantir que todas as propostas aprovadas passem a vigorar, a partir de janeiro de 2016", afirmou Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios.


Prepresentação
O Rio Grande do Norte esteve representado nesse manifesto com uma caravana de 20 prefeitos, liderados pelo presidente da Federação dos Municípios do RN e prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. “As pessoas vivem nas cidades. Não há país desenvolvido sem municípios desenvolvidos. Entendemos a crise pela qual o Brasil atravessa, mas a população cobra das Prefeituras”, disse o gestor mossoroense.

Readequação
Diante da queda na arrecadação, o prefeito Francisco José Junior disse que foi obrigado a reduzir gastos e readequar investimentos. A meta é garantir a folha de pagamento em dia e os serviços essenciais funcionando (saúde, educação e segurança).

Descontrole
Durante seu pronunciamento na tribuna do senado, o ex-presidente Fernando Collor, xingou nesta quarta-feira (05) o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de "filho da puta". Demonstrando total descontrole, o senador tenta se defender da acusação de recebimento de R$ 26 milhões em propinas, denegrindo a imagem e a honra do PGR. Eita democracia brasileira.

Libertadores
Depois de golear a equipe do Tigres, do México, por 3 x 0, o River Plate (Argentina) se consagra campeão da Copa Libertadores-2015 e entra para o seleto grupo de tricampeões da competição. Uma história de superação da equipe argentina, apenas 50 meses depois de ser rebaixado no campeonato argentino, e River chega ao título da maior competição sul-americana de futebol.

Lembranças
Há exatos 70 anos, os EUA usando de todo seu poderio bélico, lançou sobre a cidade japonesa de Hiroshima, a primeira bomba atômica da história da humanidade. Cerca de 140 mil pessoas inocentes morreram vítimas daquela explosão atômica. Depois de resurgir das cinzas, os japoneses ficam com as lembranças daqueles momentos de horror.

Destruição
Por volta das 7h30 (horário local), o Énola Gay, tripulado pelos "cavaleiros do Apocalípse", transportava a "litte boy", o maior equipamento de destruição em massa e fruto da corrida armamentista americana, durante a Segunda Guerra Mundial. O silêncio matinal em Hiroshima é quebrado pela passagem do B-29, que após verificar todas as condições climáticas da região, lança sobre aquela pacata cidade, o terror e a morte para 140 mil japoneses. Agora só resta dor, pânico e destruição.

Erro
A Revista Veja, após anunciar que o senador Romário (PSB-RJ) possuia uma conta milhonária na Suiça e não declarada à Receita Federal, reconhece seu grave erro e pede desculpas pelo "equívoco". Claro que o espaço da matéria inicial foi bem diferente da retratação. O senador e presidente da CPI da CBF, afirma que buscará a justiça contra o periódico.

Fórum
O Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, após participar da Mobilização dos gestores municipais em Brasília, lançará amanhã (07), o Fórum "Projetando a Mossoró do Futuro". O movimento tem o objetivo de ampliar o diálogo e a participação de órgãos de classe, sociedade civil organizada e entidades representativas nas discussões referentes às demandas da cidade.

Fórum 2
A primeira reunião do Fórum “Projetando a Mossoró do Futuro” terá como discussão principal a Mobilidade Urbana. Durante o encontro, a Prefeitura apresentará aos presentes todas as ações que estão sendo executadas pelo Município no que se refere à temática abordada, destacando, entre outros pontos, o novo sistema de Transporte Público da cidade.

06 de Agosto
1813 - Simón Bolívar entra em Caracas, após a vitória de Taguanes, e recebe o título honorífico de Libertador.
1902 - Plácido de Castro inicia os comandos dos seringueiros brasileiros contra o exército boliviano para a independência do estado do Acre (início da Revolução Acriana).
1910 - Nascia Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro
1945 - Segunda Guerra Mundial: Lançada a bomba atómica "Little Boy" sobre Hiroshima, a partir do B-29 "Enola Gay".
1947 - Fundação do Partido Socialista Brasileiro.
1978 - Morre o Papa Paulo VI, 263º papa
2001 - O escritor Jorge Amado morre de parada cardiorrespiratória aos 88 anos.
1951 - Nascimento de Milton Neves, jornalista e apresentador de televisão brasileiro.

Frase
“Quando você vê algo que é tecnicamente apetecível você vai em frente e fá-lo, e apenas discute o que fazer com isso após ter alcançado o sucesso técnico. Foi assim que aconteceu com a bomba atómica.” Julius Robert Oppenheimer

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário