16 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
TRÂNSITO É VIDA
14/08/2015 07:58
Atualizado
14/12/2018 08:14

Pactuação na saúde: um mal necessário para o bem de todos

Pactuação na saúde: um mal necessário para o bem de todos
Internet

Mossoró tem sofrido, ao longo dos anos, com o problema da centralização no atendimento à saúde de vários municípios da região oeste do RN e de cidades vizinhas dos estados do Ceará e Paraíba.

O PAPO AFIADO conversou com um secretário de saúde de um desses municípios e pasmem os senhores no que foi revelado nessa conversa informal. “Amigo, a matemática é simples. Quanto custa para manter uma equipe completa dentro de um posto de saúde, incluindo os equipamentos e insumos, para atender uma pessoa? Agora compare com o custo de enviar esse mesmo paciente para Mossoró!”

Essa tem sido a tônica de mais de 65 municípios. Custa muito menos (ou quase nada) aos cofres dessas cidades enviar seus cidadãos para serem atendidos na rede pública de Mossoró. Além de se livrar do problema em seus domicílios, superlotam as unidades de saúde de Mossoró e não dividem seus custos, onerando ainda mais os gastos da prefeitura mossoroense.

É preciso urgentemente que esse quadro seja revisto e revertido. Enquanto os prefeitos emissários de pacientes posam de bons, “tentando salvar as vidas de seus cidadãos” jogando-os para Mossoró e ficando com os recursos do SUS, o gestor de Mossoró assume os gastos desses tratamentos e é criticado pelas superlotações em suas unidades de saúde.


Ataques
Pelo menos 10 ataques aconteceram na noite de ontem (13) em Osasco e Barueri, em São Paulo. O número de mortes já passa de 20. Em Osasco, 23 pessoas foram baleadas e dessas, 17 morreram. O primeiro ataque ocorreu em um bar, quase na divisa entre as duas cidades. Até o momento, a PM paulista não sabe a motivação dos crimes e ninguém foi preso ainda.

Filiação
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Jório Nogueira, anunciou que o Partido Social Democrático (PSD) fará um grande ato de novas filiações em Mossoró. O evento deverá ocorrer no início de setembro e visa o fortalecimento da sigla, que tem o prefeito Francisco José Júnior como presidente, rumo às eleições do próximo ano.

Presença
A vereadora Izabel Montenegro (PMDB) apresentou um projeto que prevê sanções salariais aos vereadores faltosos e que não justificam suas ausências. Segundo a vereadora, a intenção é coibir aqueles edis que registram suas presenças e saem das sessões. Agora, terão que apresentar documentos que comprovem suas faltas e os mesmos serão analisados pela secretaria da casa.

Decoro
Os constantes descontroles emocionais do vereador Tomaz Neto (PDT) ficaram mais evidentes nas duas últimas reuniões parlamentares na CMM. Em uma sessão ordinária, na última terça-feira (11), Tomaz teve que ser contido por alguns colegas. Na audiência pública, no dia 12, chamou o presidente da casa de incompetente. Em outras oportunidades, chamou alguns edis de jumento. Isso é quebra de decoro parlamentar.

Decoro 2
Segundo informações de uma fonte dentro da CMM, o presidente da Comissão de Ética, o vereador Soldado Jadson (Solidariedade), já recebeu um processo investigativo de quebra de decoro parlamentar em desfavor do vereador Tomaz Neto. Ainda segundo essa fonte, existem outros processos nesse sentido, aguardando apenas o posicionamento do vereador Jadson.

14 de Agosto
1433 - Morria o Rei João I de Portugal.
1740 - Nascimento do Papa Pio VII.
1945 - Segunda Guerra Mundial: Rendição incondicional do Japão às forças aliadas.
1988 - Morte de Enzo Ferrari, empresário italiano, fundador da Ferrari.

Frase
"Eu não sou homem que recuse elogios. Amo-os; eles fazem bem à alma e até ao corpo. As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado." Machado de Assis

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário