01 NOV 2024 | ATUALIZADO 15:30
Retratos do Oeste
24/03/2016 04:40
Atualizado
13/12/2018 21:30

Governo inaugura adudota no Alto Oeste iniciada há 7 anos

Robinson Faria destacou que a obra começou no governo Wilma, passou pelo Governo Rosalba e só agora na sua gestão foi entregue a população
Ivanísio Ramos

Finalmente a primeira etapa do Sistema Adutor do Alto Oeste, que começou a ser construída ainda no governo Wilma de Faria, em meados de 2009, foi concluída. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira, dia 23, no município de Riacho da Cruz, pelo governador Robinson Faria e o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Mairton França.

Além de Riacho da Cruz, as outras cidades beneficiadas com água da Barragem de Santa Cruz, que fica em Apodi, são Viçosa, Portalegre, Umarizal e Olho D’água do Borges. O secretário Mairton França disse que a meta agora é chegar com água de Santa Cruz em Lucrécia, Martins e Serrinha dos Pintos, que atualmente estão sendo abastecidas por carros pipas.

A segunda etapa do Sistema Adutor do Alto Oeste coleta água na Barragem de Pau dos Ferros, que está seca. Este reservatório tem capacidade para armazenar até 56 milhões de metros cúbicos de água e, quando tiver água, vai abastecer as cidades de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, entre outras cidades da região do Alto Oeste.

Iniciada ainda no governo Vilma de Faria e que não foi concluída durante o governo Rosalba Ciarlini, as duas etapas do sistema adutor do Alto Oeste estava orçado em R$ 136 milhões. Entretanto, antes de concluir as obras, os técnicos do Tribunal de Contas da União descobriram que estavam havendo superfaturamento na contração dos serviços.

As obras foram paralisadas e os contratos reajustados e somente agora, sete anos depois, o Governo do Estado está inaugurando a primeira etapa. O governo Robinson Faria, durante seu discurso, destacou que havia mais de sete anos que a população estava aguardando a chegada da água de Santa Cruz e que somente agora houve realmente empenho e concluí-la.

Esta primeira etapa é abastecida com água da Barragem de Santa Cruz, que fica em Apodi e tem capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água. Além do Alto Oeste, o Governo do Estado também está fazendo um sistema adutor, orçado em quase R$ 100 milhões, para abastecer 30% da cidade de Mossoró.

Neste caso o Governo do Estado e a própria população do Alto Oeste e Mossoró torcem para que o inverno neste ano de 2016 seja forte para que o reservatório reabasteça, pois atualmente está com apenas 29% de sua capacidade total de armazenamento.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário