CARTAS DO CAMINHO
Na questão de número 799 do Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta como o Espiritismo pode contribuir para o Progresso, e a resposta dos espíritos fora, em resumo: destruindo o materialismo.
Diante dessa resposta nos questionamos: Como destruir o materialismo? Como vivendo num mundo material, com um corpo material, cujas necessidades de sobrevivência são materiais, poderemos não ser materialistas?
Encontramos uma parte da resposta na literatura de Joanna de Ângelis, psicografada por Divaldo Franco, quando esta nos apresenta a dimensão material do Ser Humano e nos convida a refletir sobre a importância da dimensão material enquanto instrumento para o desenvolvimento das potencialidades da alma.
Assim, devemos compreender que somos usufrutuários da matéria, porém não a possuímos. Quando ao mundo regressamos, através do nascimento, recebemos uma carga material emprestada, porém, quando retornarmos ao mundo espiritual com a morte do corpo, aquela mesma carga material recebida e então aumentada devido à carga material adquirida ao longo de nossa vida, será deixada, e partiremos somente com o que realmente possuímos de verdade, que são nossa inteligência, conhecimentos e qualidades morais.
Então, já que assim o é, porque nos apegarmos àquilo que não nos pertence? É justa tanta valorização aos bens materiais que não nos competem? Quanto de esforços, dedicações e priorizações deveremos fazer para aumentar a riqueza que não seguirá conosco rumo ao mundo espiritual?
É preciso ter olhos para ver que os bens materiais que nos cercam, e que ilusoriamente julgamos possuir, não nos pertencem, porém, nos são necessários, uma vez que precisamos deles para sobreviver, portanto, também não podemos desprezá-los ou desvaloriza-los, ignorando sua devida importância no mundo material e em nossas vidas, mas devemos ter a sabedoria de atribuir a eles os valores reais que possuem.
É preciso refletir sobre todo o materialismo que nos cerca, nos questionando sempre quanto ao que Deus espera de nós quando nos oferece essas ou aquelas condições materiais? O que, e como, as condições materiais que estamos usufruindo podem ser degraus para a conquista de virtudes espirituais?
Tais respostas são pessoais e se encontram no fundo de nossos corações, basta para isso serenar nossas mentes, estabelecermos a conexão com os céus e nos questionarmos, com a intenção sincera e interessada, para encontrar as respostas e utilizar a matéria como meio para o desenvolvimento das qualidades da alma, que são os verdadeiros tesouros, que nos acompanharão em todas as dimensões do mundo, estejamos nós encarnados ou desencarnados.
Assim, viver no mundo material sem ser materialista é fazer do materialismo degraus para o desenvolvimento moral e espiritual.
Cassandra Naiff
Casa do Caminho Mossoró-RN