23 SET 2024 | ATUALIZADO 08:14
MOSSORÓ
Da redação
28/07/2016 12:55
Atualizado
14/12/2018 02:58

Prefeito de Mossoró é escolhido como um dos 50 melhores gestores do Brasil

Premiação da União Brasileira de Divulgação (UBD) acontece em Recife, nesta sexta, 29. Pesquisa avaliou áreas como assistência social, educação e qualidade de vida.
Assessoria

O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é mais uma vez apontado como um dos melhores gestores do país. Pesquisa realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD) coloca o chefe do Poder Executivo municipal entre os 50 melhores do Brasil ao analisar áreas como assistência social, educação e qualidade de vida da cidade.

A cerimônia de premiação da União Brasileira de Divulgação (UBD) acontece nesta sexta-feira, em Recife. A UBD foi criada em maio de 2000 com a finalidade de divulgar os melhores gestores do país, que atendam aos requisitos de excelência em gestão pública, avaliando critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade junto aos órgãos governamentais, Federal, Estadual, Tribunal de Contas e Ministério Público.

Em maio desse ano, Francisco José Júnior já havia sido premiado, nacionalmente, pelos investimentos promovidos em segurança público a partir da ampliação das Bases Integradas Cidadãs (BICs). O resultado da Associação Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos também colocou a cidade entre as 100 mais sustentáveis do Brasil.

Para Francisco José Júnior, a premiações comprova que mesmo apesar da crise, Mossoró continua sendo destaque em nível nacional, por investimentos em setores prioritários.

“Continuamos avançando, mesmo em um período de muitas dificuldades no país, com a crise econômica afetando significativamente as finanças dos municípios. Em todo o Brasil, equipamentos como escolas, postos de saúde, estão sendo fechados, aqui nós não só mantemos como estamos ampliando os serviços oferecidos à população”, comemora o prefeito.

Reconhecimento nacional

Não é a primeira vez que instituições nacionais colocam Mossoró em destaque na gestão do prefeito Francisco José Júnior. Levantamento realizado pela consultoria Austin Rating, principal empresa de classificação de risco no Brasil, coloca a cidade em 28º lugar entre os municípios de grande porte do país que mais investe em saúde e educação.

Os dados fazem parte do anuário “As melhores cidades do Brasil”, publicado pela revista de circulação nacional IstoÉ, e são referentes ao ano de 2014.

O ranking foi elaborado a partir dos relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. Em 2014, a Prefeitura de Mossoró investiu 31,98% do seu orçamento em saúde e 34,51% em educação, bem acima do que determina a Constituição Federal, que estabelece como investimento mínimo para os setores, respectivamente, 15% e 25%.

O anuário publicado pela revista IstoÉ também mostra que Mossoró, no indicador Desenvolvimento Humano, ocupa a 32º posição entre as cidades de grande porte do país.

Melhor para se viver

No início de 2015, a revista de circulação nacional Exame publicou um ranking da empresa Delta Economics & Finance/América Economia que colocou Mossoró como a 50ª melhor cidade para se viver no Brasil.

Foram analisadas nessa pesquisa 77 características de cada uma das mais de 5,5 mil cidades brasileiras. O estudo levou em conta variáveis relacionadas à qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança, entre outros fatores.

Município integra G-20 do Semiárido Nordestino

Outra conquista que reforça a importância de Mossoró no cenário regional e nacional é a inclusão do município, G-20 do Semiárido Nordestino, fórum permanente que reúne as 20 cidades com as melhores indicações econômicas da região Nordeste. O grupo representa um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de R$ 50 bilhões e uma população de mais de 4,6 milhões de habitantes.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário