O número de turistas estrangeiros que vêm ao Rio Grande do Norte aumentou em 43,77% no primeiro semestre deste ano, em relação ao ano passado.
Segundo os dados divulgados pela Superintendência Regional da Polícia Federal do RN, o aumento é de 5.582 a mais do que os 12.752 turistas internacionais registrados em 2015.
De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN), esse acréscimo representou uma entrada de aproximadamente R$ 15 milhões a mais na economia potiguar.
O secretário Ruy Gaspar afirma que os dados só confirmar a eficácia do trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado.
"Com planejamento, competência e ousadia podemos manter esses resultados mesmo no período adverso, onde o país enfrenta índices negativos não só no turismo, mas na economia como um todo", descatou.
No mês de junho, a Setur/RN divulgou que apesar do cancelamento sistemático de dezenas de voos internacionais nas cinco regiões do país, Natal foi a única cidade nordestina e uma das três do Brasil a registrar aumento da malha aérea internacional.
Se no Nordeste a queda foi de 24,52%, a capital potiguar subiu 30,77%, se comparado ao primeiro semestre de 2015.
“Esses dados da Polícia Federal apontam presença maior de portugueses, italianos, espanhóis, argentinos e franceses. Justo os países onde apostamos a divulgação dos nossos destinos, além dos voos de Buenos Aires (Argentina) e Milão (Itália), em operação desde o ano passado.
Ou seja: é um crescimento fruto do trabalho realizado. No turismo nada acontece por acaso”, se orgulha a presidente da Emprotur, Aninha Costa.
O Governo do Estado realizou a maior campanha de divulgação do RN já feita em Portugal, com presença do governador Robinson Faria e ação exclusiva junto à operadora Abreu, considerada uma das maiores da Europa, em dezembro de 2015.
Já neste ano, a Setur RN e a Emprotur participaram da BTL, feira de turismo realizada em Portugal, pela primeira vez na história com estande próprio.
No mercado argentino, para promover o voo Buenos Aires/Natal, iniciado em junho de 2015, a Setur RN tem promovido ação maciça de promoção dos destinos potiguares, iniciada no último mês de maio e com previsão de encerramento no próximo mês de setembro.
E em outubro, o Governo do Estado participará de uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina, a FIT 2016, em Buenos Aires, pela primeira vez com estande próprio.
Já na Espanha, o RN esteve presente na Fitur – uma das principais feiras de turismo da Europa – em março de 2016. Na França, o RN foi destaque na brochura da operadora francesa Empreitee, em outubro de 2015.
E na Itália, participação na feira de Rimini e ação junto a agentes de viagem com três meses de divulgação, entre setembro e novembro do ano passado para promover o voo Milão/Natal.
Em Portugal foram computados 6.891 turistas nos sete primeiros meses desse ano, segundo a Polícia Federal. Em seguida, a Itália, com 5.325 turistas. A Espanha e Argentina vêm em seguida, com 2.726 e 2.671 estrangeiros, respectivamente. E em quinto lugar, a França, com 2.236 turistas no RN.
Com informações da Setur/RN