23 SET 2024 | ATUALIZADO 08:14
MOSSORÓ
Amanda Nunes
04/08/2016 13:08
Atualizado
14/12/2018 08:53

Operação sorriso seleciona 100 pacientes para triagem em Mossoró

Dentre os 100 pacientes selecionados, é estimado que mais de 40 cirurgias sejam realizadas a partir desta sexta-feira.
Bruno Martins
A seleção para quem vai fazer as cirurgias de correção de  lábio leporino e/ou fenda palatina aconteceu durante esta quinta-feira (04) no Centro Clínico Prof. Vingt-Un Rosado, antigo PAM do Bom Jardim.

O multirão da ONG Operação Sorriso começou os trabalhos com o processo de triagem, em qye cerca de 100 pessoas foram avaliadas pelos médicos.

De acordo com Ana Lemos, coordenadora de comunicação da ONG, a expectativa inicial era que fossem realizadas 40 cirurgias, mas o número pode ser ultrapassado. “Estimamos um número, mas podemos superá-lo devido à quantidade de cirurgias consideradas mais fáceis e rápidas”, diz.

O processo de seleção envolve avaliação de oito especialistas com pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, cirurgião, dentista, anestesista e outros.

Segundo Ana Lemos, alguns dos critérios avaliados são saúde física, tipo de fissura, estética, dentário. “Os especialistas fazem uma análise geral dos pacientes” explica.

Para a mãe de Francisco de Assis, 14 anos, Edinete Araújo, a cirurgia vem atender um pedido de anos. “Meu filho tem problema no palato e a dicção é comprometida. Este é um sonho que só vamos realizar graças à iniciativa da ONG, porque não teria condições financeiras de bancar o procedimento”, comenta Edinete.


O médico anestesista Daniel Kim, voluntário da ONG, diz que os procedimentos devolvem a dignidade humana aos pacientes. “A nossa face é a identidade visual, com a correção a vida da pessoa melhora em todos os aspectos”, afirma.

Questionado sobre as expectativas e por que Mossoró foi a escolhida no estado o médico anestesista, esclarece que o RN não possui nenhum tipo de dados sobre os casos e que Mossoró contempla o projeto com toda a estrutura. “Precisamos estudar os números do Estado porque até agora não tínhamos nenhuma informação.E para o projeto ser realizado precisamos apoio de iniciativas públicas e privadas e tivemos em Mossoró todo o apoio da secretaria municipal de saúde para a ação”, destaca.

Além dos potiguares, pessoas de vários Estados vizinhos também passaram pelo Centro Clínico. Como a demanda foi alta a expectativa é que no próximo ano a ONG volte para outro atendimento.

As cirurgias acontecerão no Hospital Wilson Rosado a partir desta sexta-feira (05). Os primeiros 20 pacientes já serão internados hoje à noite.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário