21 DEZ 2024 | ATUALIZADO 18:31
VARIEDADES
Da redação
05/08/2016 08:28
Atualizado
13/12/2018 05:12

Sedentarismo pode aumentar chances de morte em 27%, diz pesquisa

Porém, há uma boa notícia. A prática de apenas uma hora de exercício físico moderado pode reverter esse prognóstico ruim. Deixando o número em apenas 4%.
Josemário Alves
Cientistas americanos afirmam que não se movimentar muito ou ficar oito horas ou mais sentados pode aumentar as chances de morte em 27%. O resultado não quer dizer que ficar sentado por si só não faz mal, mas que a falta de exercícios físicos trás prejuízos para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular.

Porém, há uma boa notícia. A prática de apenas uma hora de exercício físico moderado pode reverter esse prognóstico ruim. Quem se mexe e fica sentado as mesmas oito horas tem chances 4% maior de morrer, número bem inferior aos 27% de quem não pratica nada.

Outro dado interessante é que uma pessoa que assiste TV por mais de 5 horas pode aumentar o risco de morte em 44%. Segundo pesquisadores, o problema maior em assistir TV por muito tempo é a maneira como se faz. Ficar sentado, sem se mexer e ainda ter uma dieta inadequada.

Mesmo em pessoas que praticam atividade, mas que ficam muito tempo à frente da TV, o prejuízo continua sendo alto com 15%, menor impacto, mas com dado relevante.

Os benefícios de movimentar-se são inúmeros. De acordo com os dados um em cada dez casos de câncer de colo de útero e de mama poderiam ter sidos evitados se praticados exercícios. O mesmo dado vale também para casos de diabetes, cardiovasculares e outras.

No entanto, o pesquisador afirma que não dá para vender atividade física como remédio. A prática deve ser feita com prazer. “Não há necessidade de sentir-se obrigado a fazer uma hora de musculação, se o mesmo for de bicicleta para o trabalho já é suficiente”, destaca.

Com informações da Folha de S.Paulo e The Lancet

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário