23 SET 2024 | ATUALIZADO 09:59
MOSSORÓ
Da redação
05/08/2016 13:33
Atualizado
14/12/2018 03:50

Mutirão da ONG Operação Sorriso dá início às cirurgias reparadoras

Os pacientes que passarem pelo procedimento deverão comparecer às visitas de revisão após o período de uma semana , 6 meses e 1 ano.
Bruno Martins
Começaram nesta sexta-feira (05), os procedimentos cirúrgicos de reparação em lábios leporinos ou palatinos da Operação Sorriso. Já hoje, 25 pessoas fizeram as correções e a expectativa é que neste sábado (06) sejam operadas 20 pessoas. No domingo (07) 12 procedimentos serão realizados.

Os pacientes que passarem pelo procedimento deverão comparecer às visitas de revisão após o período de uma semana, 6 meses e 1 ano. “O médico da equipe virá para Mossoró para avaliar o andamento do paciente”, diz Ana Lemos, coordenadora de comunicação da Operação.

Os internamentos estão acontecendo desde ontem, e os primeiros resultados já começam a aparecer. Para a mãe do pequeno Luís Davi, 3 anos, operado na manhã desta sexta, Albanete da Silva, o procedimento é um sonho foi realizado.

Emocionada, ela fala da satisfação em ver o filho se recuperando bem. “Estou em um momento de muita felicidade, esperei muito pra que esse dia chegasse”, diz com muita alegria.

(Foto: Bruno Martins/MH)


A dona de casa é natural de Baraúna, e já vinha procurando o atendimento desde o nascimento do filho. “Assim que ele nasceu e constatamos o problema fomos até Natal, o médico nos orientou que seriam necessários três procedimentos cirúrgicos. O considerado mais grave foi feito hoje com muito sucesso”, fala Albanete.

Com um trabalho realizado apenas por voluntários, a ONG desenvolve, além dos procedimentos, um trabalho lúdico nos pacientes durante o internamento. Crianças brincam e se divertem a todo instante. “Fazemos um trabalho lúdico para que eles nem percebam que estão indo para um centro cirúrgico”, explica Ana Lemos.

As cirurgias duram de 45 minutos a 1 hora e meia. Se tudo ocorrer de forma tranquila a alta hospitalar já acontece no dia seguinte.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário