23 SET 2024 | ATUALIZADO 12:26
MOSSORÓ
Cezar Alves, Da redação
19/08/2016 19:30
Atualizado
14/12/2018 07:34

'Sorrir junto com o povo é bom demais', diz Dona Irene, famosa aos 60

Tudo começou com um vídeo caseiro gravado pelo filho Keké há 3 anos. Desde que apareceu no Youtube, não parou mais; Hoje estrela vários comerciais
Cezar Alves
Mais ou menos 1 metro e 60 centímetros de altura. Cerca de 50 quilos. Sorriso fácil, do tipo que não tem tempo ruim. Estas são algumas das características da doméstica e hoje humorista Maria Irene de Oliveira, mais conhecida por Dona Irene, que ficou famosa quase aos 60 anos. "É um carinho muito gostoso. Todo mundo me respeita. Sorrir junto com o povo é bom demais", revela.

Dona Irene é natural da localidade de Pedrês, na zona rural do município de Caraúbas. O marido dela, Seu Antônio Bezerra, é de Currais Novos. Os dois moram em Mossoró há mais de 40 anos, no bairro Alto São Manoel, onde criaram três filhos..

Contam sorrindo que quando chegaram a Mossoró, o local onde moram era periferia da cidade e hoje já pode ser considerado o Centro de Mossoró. No começo, aos 18 anos, Irene conta que tirava o sustento lavando roupa dos ricos.

Tempos depois, Dona Irene começou a trabalhar na Comunidade Saúde, prestando serviços à Prefeitura Municipal de Mossoró.

Depois de quase 40 anos trabalhando, Dona Irene precisou tirar a segunda via do Registro Nascimento para se aposentar e descobriu que estava registrada com o nome errado no cartório em Caraúbas. "Meu nome não é Maria Irenir de Oliveira, como tava escrito lá", diz Dona Irene.

A data de nascimento também estava errada no registro feito no cartório. "..Eu sou de 18 de novembro e eles botaram 18 de dezembro..". Este detalhe foi o suficiente para iniciar uma conversa um tanto engraçada com o titular do cartório de Caraúbas.

Ao lado do filho Kerginaldo Pereira de Oliveira, Dona Irene conta, em vídeo, como foi o diálogo com o dono do cartório. Keké, como é conhecido o filho, foi quem descobriu sem querer o talento da mãe para o humor.



"Estou levando na esportiva. A ficha ainda não caiu", diz Dona Irene, sobre a fama e o estrelato nos comerciais de TV. "O meu objetivo é fazer o povo rir, brincar, sorrir junto com o povo. É bom demais fazer outro rir", diz Dona Irene.

A humorista acrescenta que não tem nem como comparar a vida que tinha antes da fama com a atual, que segundo ela, nada mais é do que brincar com as pesoas, tanto na TV como no teatro, como faziam antigamente nas ruas.

De uma vida tranquila, trabalhando na Comunidade de Saúde em Mossoró, para viagens de avião de um lado para outro nopPaís. Sobre viajar de avião, Dona Irene diz que morre de medo. Segundo ela, o noticiário está sempre mostrando desaparecimento de avião e todos morrem.

Na TV, Dona Irene disse que foi várias para programas de TV no SBT. "A gente foi tantas vezes para Ratinho, Eliane e Danilo Gentili, que eu já me sentia uma funcionária do STB. Já pensou, é eu que estou ali, acredito não", narra.

O início da fama de Dona Irene, que hoje figura como estrela nos comerciais de grandes supermercados, redes de eletrodomésticos e até de funerárias, foi há mais ou menos 3 anos, por acaso, através do filho Keké que cursava a faculdade de Ciências Sociais.



Keké conta que estava se divertindo com amigos em casa gravando vídeos (ele interpretava de um homossexual que se matava) e a mãe Dona Irene sempre aparecia no meio da gravação, interrompia, e perguntava se ele tinha vergonha de ser homem.

O vídeo terminou sendo mostrado na TV Mossoró e apresentadora Angela Berts se interessou em entrevistar Dona Irene, pelo jeito engraçado dela tratar as questões. Pediu que Keké gravasse uma entrevista com Dona Irene e logo ela ficou conhecida.

"Angela Berts, entreviste sua mãe que dá caldo e deu caldo grosso. Agora é caldo até amanhecer o dia, né mãe?", pergunta Keké. "Agora deve ser um caldo mais fino, porque está só as péias (risos). Mas foi muito bom, num foi, Keké?", pergunta Dona Irene.

A primeira tirada de Dona Irene foi quando o filho pediu para ela soletrar a palavra panela. Ela falou letra a letra da palavra panela e depois pronunciou a palavra: caçarola. A maneira como ela falou foi muito engraçada e terminou por conquistar a todos.

Os vídeos receberam milhares de visualizações no Youtube e Dona Irene logo foi convidada para programas no SBT.

"A sensação é que eu ia morrer. Quando eu ia entrando no avião, pronto, vou pra forca agora"...

 
Depois Dona Irene foi convidada para outros programas de TV e ficou mais conhecida. Rede de lojas do estado do Pernambuco a contratou para estrelar em suas propagandas. Depois foi a Rede Queiroz, em Mossoró.

"Hoje até funerária quer eu fazendo propaganda", diz Dona Irene.

Tudo surgiu naturalmente

Não houve planejamento. Dona Irene foi descoberta por acaso e Keké conta que antes dela ficar conhecida nacionalmente foi muito difícil. "É pêia, né?...
 
Atualmente Dona Irene está estrelando nos teatros, com o show "Stand-up só bextera" . A primeira apresentação foi em Salvador, na Bahia. O teatro municipal recebeu 5 mil pessoas para prestigiar o evento.

Nos próximos dias vai estar em Cajazeiras, Sousa e Patos. Futuramente pretende se apresentar novamente em Mossoró.

Em Mossoró, o nome de Dona Irene virou nome de lanchonete, o Açaí de Dona Irene. Fica na Avenida Presidente Dutra, perto da Igreja do Alto São Manoel. O local é muito prestigiado também em função da fama de Dona Irene, que por onde passa vai arrancando sorrisos.

"Quando se faz o que gosta, nem espera ganhar dinheiro", diz Keké.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário