Detidos foram presos em flagrante no momento em que revendiam passagens de ônibus ilegais, nas principais paradas de transporte coletivo da capital potiguar.
onibusdob
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (30), a Operação Janela Fechada e prendeu 15 suspeitos de participar de esquema de revenda de passagens de ônibus ilegais. Três adolescentes também foram detidos na ação.
De acordo com Karen Cristina Lopes, da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), a investigação descobriu que pessoas, conhecidas como "cartãozeiros" ou "valeiros", fazem parte de um esquema ilegal de compra e venda de vale-transporte.
Os suspeitos oferecem ao usuário uma passagem com o preço abaixo do valor da tarifa comercial vigente, em alguns casos, o desconto é de R$ 0,50, informou a delegada.
O usuário recebe o cartão, usa no coletivo e depois devolve o mesmo para o valeiro. Os suspeitos conseguem lucrar o valor de até seis passagens, dentro de uma hora de uso do cartão, ao fazer a venda para várias pessoas.
"Até o final da tarde, deveremos divulgar mais prisões”, afirmou a delegada Karen Cristina Lopes.
Os suspeitos foram detidos nas principais paradas de transporte coletivo da capital potiguar, localizadas no Alecrim, Candelária, Cidade Alta e Tirol. Com eles, os policiais civis apreenderam diversos cartões e dinheiro.
“As investigações irão continuar e as pessoas que repassaram os cartões para os suspeitos serão identificadas e intimadas a prestar esclarecimentos na DEFD. Se comprovado a participação no esquema criminoso, elas também responderão pelo delito”, afirmou a delegada Karen Lopes.