23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:01
MOSSORÓ
Da redação
30/08/2016 05:13
Atualizado
14/12/2018 07:25

Presidente em exercício publica recondução de Arimatea ao cargo de reitor da UFERSA

Professor Arimatea Matos estava no cargo desde o dia 5 e agosto, quando terminou seu primeiro mandato, na condução protempore;
Valéria Lima
O vice-presidente no exercício do cargo de presidente Michel Temer e o ministro da Educação José Mendonça Filho reconduziram o professor José de Arimatea de Matos para o cargo de reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) para mais 4 anos de mandato.

O primeiro mandato do professor Arimatea Matos terminou no dia 5 de agosto. O processo de escolha da lista tríplices pelos técnicos, alunos e professores ocorreu no primeiro semestre de 2016, com Arimatea Matos vencendo. Com o resultado, o nome dele encabeçou a lista tríplice.

O presidente em exercício Michel Temer e o ministro José Mendonça Filho teriam que ter nomeado ele num prazo de até 3 meses, antes do dia 5 de agosto de 2016, para que a UFERSA não ficasse sem reitor no cargo, porém isto não ocorreu.

Para a UFERSA não ficar sem reitor, o presidente em exercício e o ministro José Mendonça Filho publicaram portaria no dia 5 de agosto de 2016 o nomeado reitor protempore da universidade, até que a publicação de recondução do cargo fosse consumada.

O fato de não nomea-lo reitor levou os professores que fazem oposição a gestão de Arimatea Matos (citatado diretamente Josivan Barbosa) a considerar que ele (Arimatea Matos) como reitor protempore teria que convocar novas eleições em 60 dias.

Veja mais

Temer não nomeia Reitor reeleito da UFERSA e instituição terá que ter novas eleições

Entretanto, ouvido pelo MOSSORÓ HOJE, o reitor Arimatea Matos explicou que não havia necessidade de realização de uma nova eleição interna para escolher novo reitor e gerar uma nova lista tríplice. Disse que o Ministério da Educação já estava agilizando sua recondução.

Veja mais

Reitor protempore nega necessidade de novas eleições na UFERSA

Nesta terça-feira, 30 de agosto, o presidente da república em exercício Michel Temer e o ministro da educação José Mendonça Filho publicaram no Diário Oficial da União a recondução do professor Arimatea Matos ao cargo de reitor da UFERSA para mais 4 anos de mandato.
 
Segue
 
MINISTÉRIO  DA  EDUCAÇÃO
DECRETO  DE  29  DE  AGOSTO  DE  2016
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 16, caput, inciso I, da Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968, resolve:
RECONDUZIR
JOSÉ  DE  ARIMATEA  DE  MATOS,  Professor  da  Universidade  Federal  Rural  do  Semiárido, para  exercer  o  cargo  de  Reitor  da  referida Universidade,  com  mandato  de  quatro  anos. Brasília, 29 de agosto de 2016; 195 o da Independência e 128 o da  República.
 
MICHEL  TEMER
José  Mendonça  Bezerra  FiLHO

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário