Além da crise econômica que tem diminuído o ritmo do comércio, alguns serviços oferecidos de forma indesejada têm deixado o consumidor cada vez mais exigente. Como consequência, as pessoas têm procurado cada vez mais seus direitos. Em Mossoró, segundo informações repassadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), foram recebidas quase reclamações formais no segundo trimestre do ano.
Além das costumeiras reclamações com serviços de telefonia e bancários, as lojas de móveis e eletrodomésticos têm ganhado destaque. Segundo Jemima Miranda, coordenadora do Procon, as reclamações formais dessas lojas têm alcançado o topo da lista. “Nesse trimestre tivemos 386 atendimentos e deste número, 200 passaram para a etapa da audiência. É um número que vem em uma crescente”, diz ela.
Outro setor que aparece na lista das reclamações é o de consórcios e créditos facilitados. “Muita gente chega reclamando que não consegue retirar o crédito ao qual pagou, dificuldades de negociação e até mesmo de encontrar o endereço fornecido pela empresa”, comenta Jemima.
De acordo com a coordenadora do órgão, a reclamação feita pelo consumidor passa por algumas etapas de constatações e o êxito alcançado nas audiências em Mossoró tem ultrapassado a média nacional. “São cerca de 70 a 80% dos casos com sucesso”, enfatiza.
O número positivo das audiências garante ao consumidor que os seus direitos estão sendo preservados, além de passar mais segurança na adesão de bens. “É bom o consumidor sentir-se seguro, assim como é bom que as empresas entendam que há um órgão eficaz que defende o interesse do trabalhador”, conclui Jemima.