23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:43
MOSSORÓ
Da redação
08/09/2016 06:09
Atualizado
14/12/2018 08:21

Dia D de vacinação contra Raiva será neste sábado em Mossoró

Vacinação será feita nas UBS, Centro Administrativo e II Unidade Regional de Saúde. O horário é de 8h às 17h. Animais a partir de dois meses devem ser vacinados.
Cedida/Prefeitura de Mossoró
A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, 10, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Raiva Animal. Das 8h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana (exceção da UBS do Bom Jesus, localidade em que a vacinação é feita em domicílio), o Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo e a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) estarão abertos para vacinar cães e gatos a partir de dois meses de idade.

Iniciada em 8 de agosto, a Campanha tem como meta, em Mossoró, vacinar 80% do público-alvo, formado por 28.990 cães e 12.690 gatos. 

Até esta quinta-feira, 8, foram vacinados 29,19% (7.533 cães e 4.543 gatos). 

Após o Dia D, a vacinação continua disponível no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), situado no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, com atendimento das 8h às 12h.

De acordo com a médica veterinária do CCZ, Allany Medeiros, é importante vacinar cães e gatos, porque a Raiva é uma doença fatal, que pode ser transmitida ao ser humano. “Por isso, é importante que todos os caninos e felinos sejam vacinados, anualmente, de acordo com o calendário da campanha. O Dia D ampliará os pontos de vacinação e as pessoas terão a oportunidade de levar seus animais à UBS mais próxima de sua casa”, aconselha.

Ainda de acordo com a profissional, este ano não foi registrado nenhum caso de Raiva Animal ou Humana em Mossoró. 

“O ano passado tivemos quatro casos em morcegos. Em 2016, não temos nenhum registro, mas é necessário que as medidas de prevenção continuem mantidas, e a melhor maneira de se prevenir é por meio da vacinação”, conclui.

Vacinação é feita em domicílios na zona rural

Desde o dia 8 de agosto, data de início da Campanha de Vacinação, a zona rural tem recebido equipes do CCZ para vacinar cães e gatos em domicílios. 
 
O mesmo procedimento tem sido feito em bairros mais distantes da região central. 

As equipes continuarão percorrendo essas localidades até o dia 10 de outubro, data do término da campanha.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário