23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:43
MOSSORÓ
Da redação
08/09/2016 11:40
Atualizado
14/12/2018 08:32

IDEB de Mossoró supera Recife, Natal e Fortaleza e prefeito divide conquista com os professores

Escolas mantidas pela Prefeitura alcançaram resultado expressivo no indicador que avalia a qualidade da educação básica. Dados são relativos ao ano de 2015. Assista VIDEO
Secom/PMM
Foram divulgados nesta quinta-feira, 8, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes ao ano de 2015. Os números mostram que a rede municipal de ensino de Mossoró continua em destaque, superando a média nacional.

Para se ter uma ideia, o IDEB de Mossoró supera as capitais Natal, Recife e Fortaleza, grandes centros de ensino. Ao receber o resultado, o prefeito Francisco José Júnior disse que divide esta conquista de avanço na Educação com a dedicação dos professores.



No Rio Grande do Norte, a média de Mossoró fica bem acima dos demais municípios.

Veja mais.

Ensino médio no RN fica abaixo da média nacional

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), as escolas da rede municipal alcançaram uma média de 5.6, um ponto acima da meta projetada. É a maior evolução em um período de quatro anos, uma vez que o IDEB em 2011 e 2013 havia sido de 5.1. No Brasil, a média em 2015 ficou em 5.5.

Já nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), a média na rede municipal de Mossoró também supera a nacional. As escolas mantidas pela Prefeitura atingiram uma nota de 4.7, enquanto que no Brasil a média ficou em 4.5.

Se comparada à rede estadual, Mossoró também se destaca. O IDEB das escolas estaduais nos anos iniciais é de 4.5; nos anos finais a nota alcançou 3.2 pontos, não alcançando, em nenhum dos dois casos a meta projetada para o período.

De acordo com a secretária de Educação de Mossoró, Glaudionora da Silveira, os resultados atingidos pela rede municipal de ensino são reflexos de altos investimentos feitos pelo Poder Executivo local no setor.

A secretária reforça que as novas tecnologias inseridas nas escolas e Unidades de Educação Infantil da rede, ampliação do acesso à leitura por meio de projetos específicos, aumento significativo do número de professores contratadas por meio de concurso público, entre outras ações, estão diretamente ligados à melhoria na qualidade da educação municipal.

Como é calculado o IDEB:

O Ideb  é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação.

O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente.

O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
 
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário