20 SET 2024 | ATUALIZADO 10:02
ESTADO
Da redação
05/10/2016 05:29
Atualizado
13/12/2018 11:54

IFRN e Conif questionam ausência dos Institutos Federais no resultado do ENEM 2015

Pró-Reitoria de Ensino da Instituição divulgou nota sobre o assunto informando indignação pelo tratamento à Rede de Educação.
Josemário Alves/MH
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) emitiu nota nesta terça-feira, 4, questionando a ausência dos Institutos Federais na lista das médias alcançadas pelas escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015. 

A lista foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mossoró, por exemplo, teve apenas uma escola na lista das 10 melhores do Estado, o Colégio Mater Christi.

A Pró-reitoria dos IFs afirmam surpresa que, ao contrário dos anos anteriores, as médias alcançadas pelos Institutos não foram publicadas. 

Para a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, o INEP não considerou as notas dos Institutos Federais na divulgação dos resultados do Enem 2015.

"Nós do IFRN, em frontal discordância com a decisão, consideramos que os cursos da nossa Instituição, ofertados de forma integrada ao Ensino Médio, constituíram-se historicamente como referências à nossa sociedade e ao nosso país, com qualidade atestada há 107 anos, devendo, portanto, serem assim considerados em todas as esferas governamentais e sociais", afirmou a nota. 

Para a direção, as notas devem ser publicizadas. A Pró-Reitoria se disse ainda indignada pelo tratamento dado à Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

"Causa-nos indignação o tratamento dado à Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e principalmente à sociedade a que servimos, dado que sempre demonstramos melhoria nos índices de desenvolvimento que apresentamos junto às comunidades em que nos fixamos como Casa de Educação. Tal fato nos leva a uma busca de maior diálogo com o MEC, para mudar essa situação e esclarecer os que sempre acreditaram na formação cidadã e de qualidade socialmente referenciada que invariavelmente ofertamos ao Rio Grande do Norte", conclui.

Em nota, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) solicitou a inclusão da Rede Federal no resultado do Enem 2015. 

Para buscar um esclarecimento, o Conif oficiou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) uma solicitação de reunião.

De acordo com o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, o Conselho não tinha ciência de que a Rede Federal seria desconsiderada na última avaliação do Enem. “As instituições da Rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, afirma.

No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas.

Com informações IFRN e Conif 

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário