20 SET 2024 | ATUALIZADO 15:58
ESTADO
Da redação
11/10/2016 14:42
Atualizado
13/12/2018 15:14

Cosern dá dicas para evitar queimadas perto de rede elétrica

Fogo e o excesso de calor danificam cabos e estruturas. Um grande incêndio atingiu a Mata do Pilão, na reserva estadual Piquiri-Una.
Cedida/Cosern
Um grande incêndio atingiu a Mata do Pilão de sexta a esta segunda, 10, na reserva ambiental da APA Estadual Piquiri-Una, localizada nos municípios de Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea, na região Agreste do Rio Grande do Norte.
 
O Corpo de Bombeiros controlou o fogo, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas e o Governo do Estado instalou um comitê para desenvolver ações para recuperar os cerca de 200 hectares de área danificada no local.
 
Incêndios como o citado acima ou queimadas provocadas em regiões de canaviais ou na zona rural em geral, ocorridos próximo às linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, sempre representam risco à segurança da população.

O fogo e o excesso de calor danificam cabos e estruturas, causam curto circuito e podem interromper o fornecimento de energia elétrica.
 
Para prevenir essas ocorrências, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) orienta os consumidores – especialmente os que vivem em sítios e fazendas – a reforçarem o cuidado com o uso da energia elétrica, nunca fazer queimadas próximo à rede e prestar atenção as seguintes dicas:

-Não plante cana-de-açúcar, eucalipto e outras espécies de árvores frutíferas ou ornamentais de grande porte sob as linhas de energia elétrica. A vegetação pode tocar na fiação, causar acidentes e o desligamento da linha;

-Tenha sempre muito cuidado ao manusear galhos e cipós, mantendo uma distância segura da rede elétrica;

-Antes de cortar galhos de árvores, verifique se estes não estão em contato ou próximos da rede elétrica (nesta situação, ligue para o telefone 116 e solicite o serviço);

-Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, respeitando a distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário;

Os estais – cabos de aço que auxiliam a sustentação do poste – nunca devem ser retirados para abrir espaço para plantação, por exemplo; Nunca estacione a colheitadeira debaixo da rede elétrica;  Abaixe as barras do pulverizador ao passar embaixo dos fios; 
Atenção ao regular o equipamento de irrigação em áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito;Em caso de acidente com a rede elétrica, ligue imediatamente para a Cosern, no telefone 116. 

O telefone do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte para emergências com incêndios e queimadas é 193.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário