24 SET 2024 | ATUALIZADO 13:18
MOSSORÓ
Da redação
21/10/2016 13:05
Atualizado
13/12/2018 12:03

"A raiva é uma doença fatal", alerta veterinária; animais podem ser vacinados até dia 28

Allany Medeiros destaca que é muito importante que os donos vacinem seus animais, pois a raiva pode ser transmitida ao ser humano. Mais 34 mil cães e gatos foram imunizados em Mossoró.
Reprodução
"A raiva é uma doença fatal, que pode ser transmitida ao ser humano". A afirmação é da médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mossoró, Allany Medeiros, que destaca a importância de vacinar cães e gatos. 

No ano passado, quatro morcegos foram diagnosticados com raiva em Mossoró. Felizmente, não há casos de raiva humana no município. 

Por isso, a veterinária alerta que é importante os donos de animais vacinarem seus bichinhos. A Campanha de Vacinação Antirrábica foi prorrogada até dia 28 de outubro. 

"O objetivo é vacinarmos o maior número de animais possível. A raiva é uma doença fatal, que pode ser transmitida ao ser humano. Por isso, é importante que todos os cães e gatos, inclusive os que foram vacinados no ano passado, recebam a dose da vacina”, orienta. 

Em Mossoró, mais de 34 mil animais já foram imunizados em Mossoró durante a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, percentual que representa uma cobertura vacinal de 82,54%. 

Esse número é referente à imunização de 22.390 cães e 11.900 gatos, no período de 8 de agosto de 2016 a 21 de outubro do mesmo ano.

“Este ano, não temos registro de animais com raiva. Para mantermos esse percentual, temos que vacinar todos os cães e gatos, para que o município esteja livre da doença”, conclui a profissional.

ONDE VACINAR?

A mobilização se estende até o próximo dia 28, com vacinas disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Pedro Álves Cabral, bairro Aeroporto.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Todos os cães e gatos, a partir de dois meses de idade, devem ser vacinados.

Com informações Prefeitura de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário