28 MAR 2024 | ATUALIZADO 08:36
POLÍTICA
Hermes Castro
22/05/2015 04:25
Atualizado
12/12/2018 23:28

Câmara discute o desenvolvimento econômico de Mossoró

A audiência pública foi proposta pelos vereadores Isabel Montenegro e Narcízio Silva e contou com a participação de representantes de diversos setores produtivos da cidade
Assessoria de Comunicação / CMM

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM), realizou na manhã dessa quinta-feira (21), uma audiência pública para tratar sobre o desenvolvimento econômico do município. A propositura foi feita pelos vereadores Isabel Montenegro (PMDB) e Narcízio Silva (PTN) e contou com a participação de representantes de diversos setores produtivos da cidade, como o SEBRAE, FIERN, Petrobras, CDL, Sindivarejo, OAB, ACIM, Sindipetro, entre outros. Representando a prefeitura municipal, esteve presente o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luis Antonio, e diversos vereadores.

A audiência foi iniciada pelo Gerente do ativo de produção da Petrobras em Mossoró, Cézar Augusto da Costa Miranda, que fez um breve histórico sobre todo o investimento que a Petrobras fez na cidade ao longo do tempo, retratando o momento de crise institucional e enfatizando principalmente que, após uma visita feita em 2013 pela classe política à direção da estatal, em Brasília, onde esteve à frente dessa caravana o então presidente da CMM, Francisco José Júnior e toda a bancada federal do RN, a empresa, atendendo diversos pleitos feitos à época, decidiu retomar os investimentos na nossa região.

"Por si só, essa informação da retomada nos investimentos em Mossoró e região, já nos deixou bastante animada e mostra a importância dessa audiência pública", afirmou a vereadora Isabel.

Vários participantes que compunham a mesa sugeriram aos vereadores mossoroenses a repetirem o feito do prefeito Francisco José Júnior e irem a Brasília e ao Rio de Janeiro reivindicar mais investimentos para Mossoró. "Essa é uma das bandeiras mais usadas pelos vereadores de oposição contra o prefeito e agora foi uma oportunidade de desqualificar a oposição que vive acusando o senhor prefeito por que vai a Natal e Brasília em busca de recursos", afirmou uma das autoridades presentes.

Na oportunidade todos foram unânimes em reconhecer que o Brasil passa por uma crise e como não somos uma ilha estamos sentindo o reflexo.

Em sua fala, a vereadora Isabel afirmou que o Distrito Industrial Dehuel Vieira Diniz é uma utopia, não existe um plano diretor e nenhuma infraestrutura, somente destribuíram terrenos sem nenhum critério. A vereadora parabenizou ainda, o Secretário Luis Antônio, que mesmo na interinidade, cumpriu a LC128/2008. "Era um pleito nosso desde 2009, ainda como Presidente da FUNGER e depois em 2012 como secretária de Desenvolvimento e nenhum gestor, apesar do nosso apelo e do SEBRAE, até a poucos dias não tinha sido nomeado os AD"S (Agentes de Desenvolvimento). Apesar de ter completado apenas 1 anos de gestão o Prefeito Fracisco José Júnior já cumpriu a Lei, depois de esperarmos 6 anos", disse Isabel.

Os Agentes de Desenvolvimento tem o papel de coordenar a continuidade das atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável, articulando e fortalecendo às relações do poder público com as principais lideranças do setor privado do município. Eles vão articular e executar políticas de implantação da Lei Geral das MPEs. São todos capacitados pelo SEBRAE. "Em Mossoró ainda não tinha e o prefeito, sensível a essa situação, implantou os AD´s. Como podíamos orientar novos empreendedores?", Concluiu a vereadora.

A CMM Vai fazer um relatório de tudo que foi discutido e encaminhar para todos os participantes e para a bancada federal. Na oportunidade o representante da FIERN, Vilmar Pereira e demais participantes, foram convidados para acompanharem a comissão de vereadores à Brasília quando forem reivindicar novos investimentos para a cidade. "Afinal, a luta por uma Mossoró melhor é de toda sociedade!", finalizou a vereadora Isabel.

Perfil
Isabel Montenegro foi funcionária da Caixa Econômica Federal por 30 anos e se aposentou em 2009. Foi eleita vereadora em 2005 e em 2008 ficou na primeira suplencia. Em 2009, foi eleita para o 2° mandato. No período entre 2009 à abril de 2012, foi Presidente da FUNGER. Foi Secretária de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, até janeiro de 2013. Atualmente exerce o mandato de vereadora e é presidente da Comissão de Orçamento Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Mossoró.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário