A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta segunda-feira (31) a lista de distribuidoras finalistas do Prêmio IASC 2016, Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial, aferida por meio de pesquisa de opinião realizada pela Agência.
A Cosern, empresa do Grupo Neonergia, é finalista em duas categorias no prêmio:
Na categoria Nordeste, a distribuidora potiguar concorre com a Energisa Borborema Distribuidora de Energia, de Campina Grande (PB), e a Energisa Paraíba Distribuidora de Energia.
Na categoria Maior Crescimento de Concessionárias entre os anos de 2015 e 2016, a Cosern chega à final ao lado AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia, a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CDDE-D), Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp), em Ceres (GO), Energia Mato Grosso do Sul Distribuidora de Energia (SEM) e Usina Hidroelétrica Nova Palma Ltda., no Rio Grande do Sul.
A pesquisa foi realizada pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda., no período de 7 de julho a 21 de setembro de 2016. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 540 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 17 de novembro, às 16h, no auditório CEPAT, localizado na sede da ANEEL, em Brasília. Na oportunidade, serão entregues troféu e certificado às vencedoras, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa juntamente com o selo IASC.
Entenda o índice:
O IASC é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. Ele é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 25.000 entrevistas.
As variáveis são as seguintes:
• qualidade percebida;
• valor percebido (relação custo-benefício);
• satisfação global;
• confiança no fornecedor;
• fidelidade.
As empresas mais bem avaliadas pelos consumidores recebem troféu, certificado e o selo IASC, que pode ser aplicado nas faturas de energia elétrica e no material de comunicação institucional. Os resultados do IASC são utilizados para subsidiar o aprimoramento dos instrumentos regulatórios e a priorização das ações de fiscalização.
Com informações Cosern