24 SET 2024 | ATUALIZADO 18:16
MOSSORÓ
Da redação
01/11/2016 15:28
Atualizado
13/12/2018 04:26

Ambulantes relatam queda nas vendas para o Dia de Finados em Mossoró

Em algumas barracas instaladas na Praça do Mercado Central, vendas esse ano foram 50% menores do que as registradas em 2015
Bruno Martins/MH
Nesta quarta-feira, 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados, data para homenagear a memória dos que já se foram e também uma oportunidade para muitos ambulantes faturarem uma renda extra com a comercialização de flores, grinaldas e coroas. No entanto, em Mossoró as vendas esse ano ficaram abaixo das expectativas.
 
Com sua barraca instalada na Praça do Mercado Central desde o dia 15 de outubro, Verônica da Silva revela que a movimentação ficou bem aquém do esperado, com as vendas caindo em torno de 50% em relação ao ano passado.

(Fotos: Bruno Martins/MH)

 
“Tá fraco, muito fraco. Acredito que por causa da crise, esses atrasos nos pagamentos também que muita gente está enfrentando”, destacou ao MOSSORÓ HOJE, complementando que oferece em sua barraca itens com preços que variam de R$ 15 a R$ 300.
 
Mesmo diante da baixa procura em 2016, ela revela que houve anos piores. “Há 15 anos que vendo aqui na Praça. Esse ano está ruim, se a gente comparar com 2015, mas já houve períodos piores. Mesmo com a crise, está dando para tirar uma renda extra”, afirmou.
 
Situação semelhante enfrenta a ambulante Marinalda Fernandes. Ele montou sua barraca na Praça no dia 18 de outubro, desde então tem visto suas vendas caírem cerca de 25% em relação ao ano passado. “Quando comecei aqui, há cinco anos, eram menos barracas, hoje a concorrência está maior, talvez seja esse um dos motivos para essa queda, sem falar na crise”, comenta.


 
Mas nem todos os ambulantes consideram a situação ruim em 2016. Andréia Silva comemora a boa movimentação em sua barraca. “Estou fazendo os jarros e eles estão saindo na mesma hora. Não estou achando ruim, o problema é que muitas pessoas deixaram para última hora, há quatro dias o movimento estava bem mais fraco”, disse.


 
Na Praça localizada em frente ao Cemitério São Sebastião, Nova Betânia, um grande número de barracas também já está montada para esse Dia de Finados. Daniele Nascimento é uma das ambulantes que desde as primeiras horas da manhã desta terça, 1º, já está instalada no local.

Organização

Desde a manhã desta terça, 1º, a Rua Melo Franco, entre as Avenidas João da Escóssia e Augusto Severo, está interditada para a instalação das barracas nas imediações do Cemitério São Sebastião, no Centro.

Os locais de instalação foram sorteados e possuem tamanho igual para cada barraqueiro. “A ocupação foi feita de forma ordenada, preservando os passeios, jardins e acessos ao cemitério. Os comerciantes poderão vender seus produtos e as pessoas circularem com segurança e tranquilidade”, afirmou Carlos Clay, secretário executivo de Serviços Urbanos.

Mossoró possui sete cemitérios, sendo dois na zona urbana e cinco na zona rural, nas comunidades Hipólito, Santana, Piquiri, Jucuri e Alagoinha. Todos os locais passaram por serviços de limpeza e manutenção para a data e estarão abertos das 7h às 17h para visitas.

“Amanhã, cada cemitério da zona urbana contará com uma equipe de garis para remoção de resíduos, que serão descartados durante o dia pelos visitantes”, declarou Carlos Clay.

Os agentes de trânsito atuarão no feriado na interdição de ruas e na orientação da população. Já os fiscais urbanísticos e ambientais cuidarão da ocupação da Praça da Saudade e imediações. Além deles, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vão garantir a segurança dos visitantes nos dois cemitérios de maior movimentação da cidade.
 

Missas

A Diocese de Mossoró divulgou os horários das missas de finados nos principais cemitérios de Mossoró. Os fieis poderão acompanhar as celebrações nos horários da manhã e tarde.
 

Cemitério São Sebastião

5h - Missa de Finados na Praça da Saudade

6h30 - Missa de Finados na Praça da Saudade

17h - Missa de Finados na Praça da Saudade
 

Cemitério Novo Tempo

8h - Missa de Finados

16h - Missa de Finados


 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário