Pacientes transplantados que precisam tomar medicamentos de uso contínuo, como Ciclosporina, estão enfrentando dificuldades para receber os imunossupressores na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) de Mossoró.
Informação obtida com exclusividade pelo MOSSORÓ HOJE aponta que 11 diferentes tipos de medicamentos estão em falta na cidade. Na lista (disponível mais abaixo), além da Ciclosporina, estão inclusos a Azatioprina, também indicado no controle de pacientes submetidos a transplantes de órgãos; a Somatropina (que atua aumentando o crescimento ósseo e muscular) e Mesalazina, utilizado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.
Diante da situação, o promotor de Justiça Wilkson Vieira, com atuação na área de defesa da Saúde, ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado para garantir que os medicamentos sejam distribuídos em Mossoró e não haja mais descontinuidade no abastecimento.
Lista dos medicamentos em falta na UNICAT Mossoró:
Azatioprina 50 mg
Mesalazina 400 mg e 800 mg
Hidroxiuréia 500 mg
Leuprorrelina 3,75 mg
Somatropina 12UI
Somatropina 4UI
Riluzol 50 mg
Isotretinoina 20 mg
Gabapentina 300 mg
Gabapentina 400 mg
Topiramato 100 mg
Topiramato 50 mg
Topiramato 25 mg
Vigabatrina 500 mg
Ciclosporina 100 mg
Ciclosporina 50 mg
Ciclosporina 25 mg
Posição
O MOSSORÓ HOJE entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) para obter um posicionamento sobre o desabastecimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos. A assessoria informou que buscaria as informações junto à UNICAT e na sequência responderia aos questionamentos.