O Observatório Potiguar 2016 saiu do forno, retratando com fidelidade todo o quadro de violência homicida no período de 2012 a 2015, um estudo científico completo, não só com números, mas com nomes, idade, endereços, etnia, dados geográficos da ocorrência e etc.
O estudo com o mapeamento dos homicídios no Rio Grande do Norte, com base no Observatório da Violência Letal Intencional no RN, será divulgado na segunda quinzena de novembro. Vai está disponível via ISSU, com possibilidade de download.
Vai ser apontado os bairros mais violentos das dez cidades mais violentas do Estado, isto se considerado o número de ocorrências de CVLIs com o número de habitantes.
O prefácio da obra organizada por Ivênio Hermes é do maior conhecedor da segurança pública nacional, o professor Ricardo Brisolla Balestreri, ex-Secretário Nacional de Segurança Pública.
Para Ivênio Hermes, o material vem para cumprir sua responsabilidade social de apresentar informações científicas sobre a realidade da violência homicida no RN, permitindo assim um debate sólido e realista e consequentemente a apresentação de preposições de boas políticas públicas para a segurança pública do Rio Grande do Norte.
Conforme os dados do Obvio, do período de 2012 a 2014, o número de homicídios foi crescente. Em 2015, houve uma redução considerável no número de ocorrências. Já o ano de 2016, que não entra no estudo, está se revelando trágico. Caminha para se tornar o ano mais violento da história do Rio Grande do Norte.
O Observatório Potiguar 2016 também deverá ganhar versão impressa.