O Governo do Rio Grande do Norte busca, junto à Petrobras, a renovação, por mais 10 anos, do Progás, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo Incentivo do Gás Natural.
O contrato do programa, que visa fomentar o desenvolvimento industrial do Rio Grande do Norte, assegurando o fornecimento de gás natural com tarifas subsidiadas a empresas consideradas prioritárias ao desenvolvimento do estado, expira no próximo dia 30 de julho.
Segundo o diretor-presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos, o objetivo é agilizar o processo de renovação do contrato para que as indústrias não sejam afetadas.
“O contrato de prorrogação do Progás expira no próximo dia 30 de julho. Por isso queremos adiantar tudo para entrar no mês de junho com o processo evoluído e deixar julho para que sejam resolvidos os trâmites burocráticos dentro da Petrobras e a análise jurídica dentro da Procuradoria Geral do Estado para fazermos a confecção tanto do aditivo como da dívida e chegar à renovação no dia 1º de agosto”, contou Carlos.
Durante reunião na quinta-feira (28), representantes do IDEMA, Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Tributação, Procuradoria Geral do Estado e Petrobras discutiram a importância do Progás pelo fato de o Rio Grande do Norte ser o único estado brasileiro que subsidia o gás natural para a indústria, o que reflete no fortalecimento das companhias instaladas no estado e impacto positivo na geração de emprego.
Para Robinson Faria, o Progás é uma das ferramentas mais contundentes para atração de indústrias em conjunto com o Proadi, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte.