29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
29/05/2015 08:25
Atualizado
13/12/2018 03:05

CMM empossa vereadores mirins nesta sexta (29)

A ação faz parte da "Câmara Mirim", projeto da Câmara Municipal de Mossoró, organizado pelo vereador Nazicio Silva (PTN).
Twitter/Nazicio Silva

A Câmara Municipal de Mossoró realiza a cerimônia de posse dos vereadores mirins e eleição da mesa diretora, nesta sexta-feira (29), às 9h, no salão de sessões João Niceras de Morais. Os parlamentares mirins são estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da zona rural e urbana da cidade. A iniciativa é o cumprimento do projeto de lei “Câmara Mirim” de autoria do vereador Nacizio Silva (PTN) que coordena esses trabalhos na casa legislativa.

O objetivo é a formação de consciências sobre o papel da política na sociedade e a participação do poder legislativo. Além da posse dos vereadores mirins, haverá a eleição da mesa diretora da câmara dos vereadores mirins.

Como funciona o projeto “Câmara Mirim”:

Desde abril deste ano, as escolas realizaram eleições nas escolas para escolherem o vereador mirim. Os estudantes apresentaram suas propostas em campanha eleitoral realizada nas instituições de ensino, e debateram, sob sua ótica estudantil, os melhores caminhos para o município. Foram eleitos pelos colegas de sala de aula, e agora, vão representar sua comunidade na câmara de vereadores mirins a partir de sexta-feira. Durante o projeto, os vereadores mirins aprendem como funciona o poder legislativo na prática e vivenciam o papel dos edis na comunidade. Os estudantes assumem o papel de comunicação entre a escola e a Câmara Municipal em seus bairros para apresentar as reivindicações da população. Através de oficinas, eles aprenderam a elaborar projetos de lei e defendê-los por meio de discursos. Além disso, conheceram os protocolos da sessão ordinária. A sessão dos vereadores mirins serão transmitidas ao vivo pela televisão (TV Câmara – canal 12 na TV Cabo Mossoró (TCM), e terão periodicidade bimestral. Cada parlamentar terá mandato de apenas um ano, encerrando em 31 de dezembro de 2015, e novos participantes serão convocados. Em 2014, o projeto Câmara Mirim teve sua primeira legislatura. 13 parlamentares mirins, alunos de escolas da rede pública e privada da cidade, participaram do momento histórico na casa legislativa.

Escolas participantes do Projeto Câmara Mirim:

Escola Municipal Marineide Pereira Cunha

Instituto Gurilândia

Colégio Pequeno Príncipe

Escola Estadual José Nogueira da Costa

Escola Estadual Luiz Dantas Cavalcanti

Escola Municipal Joaquim Felício de Moura

Escola Municipal Genildo Miranda

Escola Municipal Celina Guimarães Viana

Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros

Escola Municipal Senador Duarte Filho

Colégio Estúdio Visão

Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira

Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto

Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre

Instituto Alvorecer

Colégio Maria Auxiliadora da Costa

Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira

Instituto Lyrios

Escola Estadual Gilberto Rola

Escola Municipal Monsenhor Raimundo Gurgel

Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário