29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
29/05/2015 15:08
Atualizado
13/12/2018 03:37

Mossoró é bicampeã no Dia do Desafio

54.55% da população se mobilizou e conquistou o título frente à cidade de Barinas.
Divulgação/Sesc-RN

Mossoró conquistou o bicampeonato no Dia do Desafio com 54.55% da população (equivalente a 135 mil habitantes) frente aos 16.61% de Barinas, na Venezuela. O evento promovido no estado pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc, aconteceu na quarta-feira (28/05), tendo como parceiros a Prefeitura Municipal, o Sindicato do Comércio Varejista, CDL,escolas, academias, universidades. Cerca de 20 milhões de pessoas participaram do projeto em todo o mundo.
 
“O Dia do Desafio é um evento em prol da saúde e conclama a todos para se engajarem nesse objetivo. Antes de qualquer competição, o importante é o combate ao sedentarismo e a importância da atividade física, inclusive para o combate de doenças”, destaca a diretora de programas sociais do Sesc RN, Ilsa Galvão.
 
As atividades começaram logo cedo, às 5h da manhã, com uma caminhada saindo do Sesc. A maratona de exercícios seguiu com aulão de natação e hidroginástica, ginástica laboral, torneios recreativos nas quadras de esporte, vôlei de areia. A programação também foi realizada na Praça da UPA, no Alto da Conceição, na Av. Rio Branco.
 
No aulão de hidroginástica encontramos o aposentado Edson Paiva, 66 anos, que explicou a importância da atividade física. “Sou cardíaco, inclusive fiz até uma operação no coração, e por indicação médica passei a praticar regularmente atividade física. Isso já tem dois anos, e percebo que minha disposição está melhor e até as dores nas articulações sumiram. Para mim, o desafio é diário”, explica o aposentado.
 
A agitação também foi marcante nas escolas públicas, assim como a 30 de setembro, no bairro Abolição. Os alunos foram convidados a participarem das atividades recreativas. Para os professores Lurdes (história) e Castelo (educação física), o dia foi especial. “Achamos importante fomentar nos alunos os benefícios da atividade física, inclusive porque temos alguns jovens com diabetes e hipertensos”.
 
Quem pensou que a população cansou se enganou. Uma das mais animadas do aulão de Zumba, realizado a noite, na Praça de Esportes da Av. Rio Branco, era a professora Francisca Pereira da Silva, 48 anos. “Eu não gostava de atividade física, e depois que passei por um princípio de infarto, inclui a atividade física na minha vida e passei a me ficar mais disposta, nem sinto mais dormência nas mãos”.
 
Além de Mossoró, o município de Caicó venceu Aquiraz (CE) e o resultado de Currais Novos com La Unión (El Salvador) ainda não foi divulgado oficialmente no site do projeto, o www.diadodesafio.com.br.
 
Sobre o Dia do Desafio
 
Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes por meio de uma competição amigável entre cidades.  É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA).
 
Envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos, e faz parte da campanha MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de exercícios até 2016, ano das Olimpíadas no país. O site oficial é o www.diadodesafio.com.br. O 21º Dia do Desafio contará com a participação de mais de 20 países do Continente Americano e de países como Sérvia, Eslováquia e Israel. O sorteio que define as cidades rivais foi feito no dia 20/04/15 na Alemanha, sob coordenação da TAFISA.
 
A ideia é que em escolas, unidades Sesc, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais das três cidades, o projeto motive as pessoas a aderir ao seu slogan: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.
 
Dia do Desafio no RN
 
Desde 2012, o RN participa do Dia do Desafio. Nos dois primeiros anos, Caicó foi a única cidade participante; a partir de 2014, três cidades aderiram ao projeto, todas elas repetindo suas participações este ano. Ano passado, a campanha obteve os seguintes resultados:
 
Caicó (RN) 77,23% X Aquiraz (CE)11,84%
Currais Novos (RN) 90% X La Unión (El Salvador) RESULTADO PENDENTE
Mossoró (RN) 54,55% X Barinas (Venezuela)16,61%
 
Nos dois anos anteriores em que participou do projeto, o RN, representado por Caicó, foi campeão. Em 2012, ganhou de Limón Centro, na Costa Rica, e, em 2013, o bicampeonato foi conquistado em cima da cidade de Telas, em Honduras. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário