As aulas da rede municipal de ensino de Mossoró foram retomadas nesta segunda-feira, 6 de março. Na Unidade de Educação Infantil (UEI) Eva Maria Dantas, localizada na região do Quixabeirinha, as atividades foram iniciadas mesmo o prédio não contando ainda com energia elétrica.
O MOSSORÓ HOJE foi ao local e constatou que a UEI não dispõe de energia. A diretora da Unidade, Liduína Maria, atribuiu o problema à gestão passada, mesmo Rosalba tendo assumido a Prefeitura há mais de dois meses. “A unidade foi entregue sem estar concluída e, durante a obra, a energia usada era de um sistema provisório”, afirmou.
Ainda segundo a diretora, a expectativa é que até quarta, 8, a energia seja ligada. Enquanto isso, a UEI funcionará até as 15h. “Não suspendemos as aulas porque senão teríamos que pagar muitos sábados, ia atrasar o ano letivos”, justificou Liduína Maria.
Questionada se a ausência de eletricidade não estaria causando incômodo entre as mais de 370 crianças, com idades entre 3 e 5 anos, matriculadas na unidade, a diretora respondeu que a equipe tem buscado amenizar esses problemas, trazendo de casa, por exemplo, garrafas com água e gelo. “Quente é, mas as salas são amplas e a gente abriu as janelas”, complementou.
A reportagem tentou contato com a secretária municipal de Educação, Magali Delfino, mas ela não atendeu às ligações.