26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
MOSSORÓ
Da redação
11/06/2015 05:31
Atualizado
14/12/2018 06:40

MP e Prefeitura de Mossoró firmam acordo para combate às drogas

Durante o encontro, foi proposta a criação de um comitê gestor municipal para integrar secretarias no combate às drogas
Assessoria

O projeto Transformando Destinos foi apresentado a representantes do Poder Executivo de Mossoró nesta quarta-feira (10). Participaram da reunião os promotores de justiça do município e coordenadoras do Centro de Apoio Operacional às Promotorias, Gerliana Maria Silva Araújo Rocha (Caop Infância, Juventude e Família) e Iara Maria Pinheiro de Albuquerque (Caop Saúde). A reunião aconteceu na Sede das Promotorias de Justiça desta Comarca.
 
Além de apresentar o projeto, que conta com o apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern) e da Cosern, o encontro também propôs a criação de um comitê gestor municipal, conforme o Termo de Cooperação Técnica firmado entre o município e o Ministério Público Estadual.
 
A promotora Iara de Albuquerque enfatizou a importância da integração e do engajamento nesse projeto. “As Secretarias não podem trabalhar de forma isolada, precisamos criar pontes entre elas.”, disse. “Incluir outras Secretarias também é importante, além de traçar a melhor estratégia de acordo com as especificidades de cada município.”, completou.
 
A promotora Gerliana Araújo disse que “o primeiro passo é identificar que ações Mossoró tem e quais os seus resultados, para elaborar um panorama” e reforçou a essência de integração do projeto. “Precisamos trabalhar todas as políticas. Para que o projeto funcione, é preciso que haja essa articulação por parte das secretarias.”, disse.
 
Além dos membros das promotorias relacionadas ao projeto, estiveram presentes os representantes da Prefeitura de Mossoró, das Secretarias Municipais envolvidas, do Núcleo de Apoio Técnico Especializado (Nate/MPRN), da Procuradoria Geral do Município, Caps AD III e da rede de proteção a crianças e adolescentes.
 
Ao final da reunião, ficou agendado um novo encontro, que será realizado no dia 14 de julho, às 14h, na sede das promotorias de justiça de Mossoró. Nesse outro momento, as Secretarias envolvidas deverão apresentar suas ações já em prática relacionadas às drogas para que seja feito um levantamento das medidas que estão sendo tomadas no município.
 
 
Transformando Destinos
 
O projeto busca apresentar estratégias de enfrentamento às drogas e suas consequências, a partir da integração de setores e entes, baseadas em ações que passam pela prevenção, cuidado, repressão, monitoramento e avaliação. Além disso, objetiva mudar a mentalidade, a forma de encarar o problema, buscar soluções concretas, aproximar o Poder Público e a sociedade da responsabilidade que possuem frente as drogas, diminuir os números da violência, promover segurança, otimizar recursos, iluminar caminhos, unir ideias, transformar realidades.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário