21 JUL 2024 | ATUALIZADO 16:16
MOSSORÓ
Da redação
07/04/2017 17:25
Atualizado
14/12/2018 09:57

Estudante chora ao dizer a Fátima Bezerra que não irá apresentar projeto devido a corte de verbas

A+   A-  
Ciros Tavares, de 19 anos, foi selecionado para uma feira científica no Texas, mas o IFRN não poderá custear a viagem dele. Senadora disse que vai denunciar a situação à Comissão de Educação no Senado Federal.
Imagem 1 -  Estudante chora ao dizer a Fátima Bezerra que não irá apresentar projeto por corte de verbas
Cézar Alves/MH
O estudante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Ciros Kauer Tavares das Chagas, de 19 anos, aproveitou a presença da senadora Fátima Bezerra, nesta sexta-feira (07), em Mossoró, para denunciar que ele não poderá apresentar seu trabalho científico em uma feira internacional por conta do corte de verbas orçamentárias do instituto.

Fátima ouviu a denúncia do estudante e disse que vai relatar o ocorrido à Comissão de Educação do Senado Federal. "Primeiro toda a minha solidariedade, levante a cabeça, que você continue na luta, e eu vou dar uma ligada lá para a pró-reitora para ter mais informações e eu vou denunciar isso lá na comissão de Educação do Senado Federal", afirmou a senadora.

Estudante de Técnico em Eletrotécnica, Ciros foi classificado para apresentar sua pesquisa no The International Sustainable World (Engineering Energy Environment) Project olympiad, que acontecerá mês que vem em Houston, Texas, Estados Unidos.
 
Ciros Tavares desenvolveu uma pesquisa sobre automação de estufas agrícolas, produzida especificamente para os pequenos agricultores. A ideia é que o trabalho seja feito através de softwares livres para que o custo para o produtor seja baixíssimo.

Segundo ele, seu projeto foi classificado para participar da feira, que acontecerá entre 03 e 07 de maio deste ano em Houston, no Texas. Mas, ao solicitar recursos para participação junto a Pró-reitora de Pesquisa do IFRN, ele foi informando de que não há mais recursos para tal.

O motivo é os cortes orçamentários feitos pelo governo federal nos investimentos no setor de pesquisa e inovação do IFs. O estudante preciso dos recursos para pagar a viagem e a diária durante os dias do evento.

"O meu campus enviou a solicitação para Natal, por se tratar de um evento internacional, para a Pró-reitoria de pesquisa e inovação, solicitando recursos para os cursos da viagem, aí a pro-reitora enviou outro dizendo que por conta dos altos cortes orçamentários que tiveram entre 2016 e 2017, dava parabéns aos professores e estudantes que estavam participando, mas lamentava muito devido aos cortes que teve de investimento para projetos serem apresentados, e isso afetaria, não teria recursos para abrir um novo edital", explicou o estudante ao MOSSORÓ HOJE.



Emocionado, ele explica que se sente traído e triste ao ver a realidade. Tanto em relação aos cortes na Educação, quanto ao fato de um projeto feito para ajudar o pequeno produtor ficar impossibilitado de participar de um evento como a feira nos EUA.

"Primeiramente me sinto traído como um estudante que venho de escola pública. Segundo uma enorme dor em ver a dura realidade do pequeno produtor, que já é difícil, e um projeto que viria para auxiliar ele nessa caminhada ser impossibilitado de participar de um evento tão grande. É um sentimento muito horrível", disse Tavares às lágrimas.

O estudante conseguiu conversar com a senadora Fátima. Ela, por sua vez, disse que isso está acontecendo por conta do corte de mais de R$ 4 milhões que o governo federal fez na pasta de Educação.

"Porque eles estão colocando isso agora, por causa do corte que o governo ilegítimo fez no orçamento, inclusive na educação. Estão tirando da educação, estão contingenciando mais de R$ 4 milhões, e esse corte tem reflexo nos programas que as universidades oferecem, nos cursos, nos programas de intercâmbios, bolsas, concursos, que são tão importantes para fortalecer o sistema educacional do nosso país, essa é cara de um governo que despreza a educação", afirmou a senadora ao estudante.

Estudante se emociona ao dizer a senadora que não apresentará projeto nos EUA por falta de verbas. Veja VÍDEO

Notas

Relativa

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário