19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
MOSSORÓ
Da redação
19/06/2015 11:28
Atualizado
13/12/2018 10:14

Campanha de vacinação contra gripe termina hoje em Mossoró

Quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde até às 17h. O RN, 75,83% do público-alvo foi atingido
Divulgação/PMM

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que já foi prorrogada no RN por duas vezes, termina nesta sexta (19). Quem ainda não tomou a vacina contra o vírus da gripe, e pertence a um dos grupos de cobertura pode comparecer em qualquer unidade de saúde até às 17h.

Em Mossoró, até a última sexta-feira (12) o município vacinou 59,22% do público-alvo formado por 54.385 pessoas. Durante esta semana, a secretaria municipal de saúde realizou mutirões em diversos pontos da cidade, inclusive, escolas, para conseguir atingir a meta da campanha que é vacinar 80% do público-alvo.

Até esta sexta-feira (19), a população pode procurar a imunização no Hospital da Polícia e na Vigilância à Saúde.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o fim da tarde dessa quinta-feira (18), o Rio Grande do Norte ainda não havia conseguido atingir a meta mínima de cobertura determinada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% do total do público-alvo.

Os dados do MS indicavam que o estado alcançou 75,83% de cobertura vacinal, o que dá um total de 505.502 doses distribuídas.

O grupo que mais aderiu à campanha continua sendo o de puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) com índice de cobertura de 93,17%, seguido pelo grupo, seguido pelo grupo de trabalhadores em saúde com 79,76%. O grupo com menor índice de cobertura é o das gestantes 73,07%.

Até o momento, apenas a V Unidade Regional de Saúde (Ursap), que tem sede no município de Santa Cruz, atingiu a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, com 80,88% de cobertura, seguida pela I Usarp, com sede em São José de Mipibu, com 79,07%. A regional que registrou menor índice de vacinação foi a II Usarp, com sede em Mossoró, com 69,96%.

De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, apesar da campanha estar terminando, as unidades de saúde continuam dispondo da vacina para os grupos citados. A vacina previne contra o vírus Influenza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B.

Devem receber a vacina, idosos, indígenas, profissionais de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade.





Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário