19 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:06
MOSSORÓ
Da redação
16/08/2017 07:30
Atualizado
14/12/2018 09:09

Sesc oferta oficina gratuita sobre dramaturgia do palhaço em Mossoró

Inscrições podem ser feitas até dia 18 de agosto por telefone. Oficina será ministrada pelo ator, diretor e palhaço paulista Caco Mattos.
Divulgação

Estão abertas em Mossoró as inscrições para a oficina A Dramaturgia do Palhaço: das entradas clássicas aos números contemporâneos. Promovida pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, a capacitação gratuita integra o projeto Sesc Dramaturgias, e já foi realizada em Natal e Caicó. Em Mossoró, as inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 18 de agosto, pelo telefone (84) 3316-3665.

Na oficina, que acontece entre 21 e 25 de agosto e tem vagas limitadas, serão abordadas teoria e prática com o objetivo de ampliar as referências dos participantes acerca do tema.

Serão tomados por base dois aspectos: o estudo e análise dramatúrgica de algumas entradas cômicas dos séculos XIX e XX e as possibilidades de criação de números contemporâneos na prática.

A atividade será ministrada por Caco Mattos, ator, palhaço e diretor, pesquisador da palhaçaria clássica, empenhado na pesquisa de um tipo de dramaturgia criada pelos palhaços europeus entre a metade dos séculos XIX e XX na França e que tanto inspirou os escritores franceses Tristan Rémy e Pierre Robert Levy a registrar fatos históricos de extrema importância ao circo contemporâneo. É um dos tradutores do livro Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown, de Tristan Rémy, lançado pelas Edições Sesc/SP 2016.

Sobre O Sesc Dramaturgias

Desde 2008, o projeto Sesc Dramaturgias é realizado no Rio Grande do Norte. Inicialmente em Natal, o projeto foi estendido, em 2013, a Mossoró e Caicó.

Quase 800 pessoas já foram capacitadas nas oficinas gratuitas. Nas edições anteriores, o Sesc Dramaturgias trabalhou as subtemáticas Otelo de Shakespeare e o significado do ciúme e da posse conjugal (2011); Análise de texto dramático e técnicas de leituras em cena (2012); Criação de leituras dramáticas infanto-juvenis (2013); Palavra em ação (2014); Leituras do mundo (2015); e Do jogo ao texto à cena (2016).

Serviço:

O quê? Sesc abre inscrições em Mossoró para oficina sobre oficina A Dramaturgia do Palhaço: das entradas clássicas aos números contemporâneos

Quando?  21 a 25 de agosto, das 18h às 22h

Onde? Sala de ensaio do Teatro Dix-huit Rosado

Inscrições? Até 18/08 pelo telefone (84) 3316-3665 ou 99133-7867

20 vagas | Oficina gratuita

Caco Mattos
Formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e licenciado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, o ator, palhaço e diretor Caco Mattos atuou em de vários trabalhos da Cia. Teatro do Incêndio, dirigidos por Marcelo Marcus Fonseca. Algumas dessas peças são “Eduardo II”, de Eduardo Ruiz; “Beatriz Cenci”, de Antonin Artaud; “Exercício Aeróbico para Padre e Banda No. 1 Opus 1999”, de Marquês de Sade, e “Baal – O Mito da Carne”, de Bertolt Brecht.
 
Mattos dirigiu os espetáculos “Eternamente Banha”, com Andrea Macera (palhaça Mafalda Mafalda) e “A Carta”, uma adaptação de Karl Valentim. Ele pesquisa o imagético dos palhaços, os números circenses tradicionais europeus, os personagens populares, os tipos cômicos e a dramaturgia das feiras e farsas.
 
Atualmente, faz parte da montagem da Cia. da Matilde para o clássico “Tróilo e Créssida”, de William Shakespeare. Com direção de Bete Dorgam, o espetáculo está em cartaz no Teatro João Caetano. Além disso, participou da tradução do livro “Entradas Clownescas, a Dramaturgia dos Clowns”, de Tristan Rémy, que será lançado no segundo semestre de 2016, pela editora SESC/SP
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário