30 ABR 2024 | ATUALIZADO 21:13
ESTADO
Da redação
04/12/2017 07:16
Atualizado
14/12/2018 05:10

Simpósio debate vida e obra de Clarice Lispector na UFERSA de Caraúbas

Evento é coordenado pelo professor Pedro Fernandes, do curso de Letras/Português e acontece nos dias 12 e 13 de dezembro. Inscrições podem ser feitas pelo site www.simclarice.wordpress.com.
Cedida
O Grupo de Estudos Sobre Romance, do curso de Letras, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), realizará nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, no Campus Caraúbas, o evento "Sim, Clarice", em alusão aos 40 anos da morte e obras da escritora Clarice Lispector.

Segundo Pedro Fernandes, um dos organizadores do evento e coordenador do grupo de pesquisa, na ocasião serão discutidas algumas nuances e mesmo sublinhar outras questões sobre a obra da autora "A paixão segundo G.H". 

"No final de novembro deste ano realizamos em parceria com o Laboratório de Estudos Hum(e)anos, da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, um evento que chamava atenção para a obra de Mário Peixoto, ‘Mário Peixoto. A poesia que reside nas coisas’ – evento que contou com pesquisadores da UFF, PUC-Rio e USP, e agora apresentamos o interesse de tratar sobre uma obra que, de alguma maneira dialoga com a do criador brasileiro”, afirmou o professor.

O evento "Sim, Clarice" contará com mesas redondas, leituras de obras da autora e sessões de cinema.

“É sabido que no calendário de 2017 se passam duas datas significativas: os quarenta anos sobre a morte de Clarice Lispector e da publicação de um de seus romances sempre lembrados, A hora da estrela” – observa Pedro Fernandes. 

O professor explica a importância do Simpósio para a atividade acadêmica. “E não sabemos de nenhuma atividade por parte de outras instituições de ensino superior no Rio Grande do Norte cujo interesse esteja em marcar essas duas datas, justamente, numa ocasião em que vários pesquisadores e leitores de Clarice se juntam para ler, comentar e discutir sua obra, então resolvemos apostar na ideia de um simpósio com esse interesse”.

As inscrições estão abertas desde 27 de novembro e podem ser feitas até dia 7 de dezembro por meio do site www.simclarice.wordpress.com. Podem confirmar presença no Facebook através do evento apresentado na página “Grupo de Estudos Sobre o Romance”; ou ainda através do e-mail simclarice40@gmail.com.

Além de Pedro Fernandes, integra a organização do evento a professora Doutora Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva e o professor Mestre Leonildo Cerqueira Miranda, todos do curso de Letras/Português. Participarão do evento estudantes de Letras (Inglês e Libras).

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário