25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
MOSSORÓ
Da redação
09/07/2015 08:30
Atualizado
14/12/2018 07:08

Caern orienta clientes para que denunciem ligações clandestinas

Segundo a Caern, alguns usuários interligam seus efluentes aos ramais já executados, gerando o extravasamento de esgoto nas áreas mais baixas dos bairros.
Josemário Alves

As ligações que levam, clandestinamente, água de chuva para a rede coletora de esgotos vêm provocando uma série de prejuízos para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e para a população.

Alguns usuários interligam seus efluentes aos ramais já executados, gerando o extravasamento de esgoto nas áreas mais baixas dos bairros.

O sistema de esgotamento sanitário da Caern é projetado para receber apenas esgotos domésticos que, por sua vez, estão compostos por 99,9% de água e 0,01% de sólidos.

Com uma carga maior sobre a tubulação, devido à água da chuva, ocorre um transbordamento nos poços de visita – local de acesso às tubulações da rede de esgoto – e, consequentemente, refluxo de esgoto nos imóveis.

Para evitar esses transtornos, a Caern vem realizando trabalhos de educação ambiental nos quiosques das praias, a fim de evitar o mau uso do sistema de esgotamento sanitário e em especial o lançamento de resíduos sólidos e gordura na rede de esgoto.

São entregues panfletos e formulários de orientações aos quiosqueiros, os quais assinam um termo dando ciência e se comprometendo a utilizar o sistema de forma adequada.

Além de fiscalizações em restaurantes do bairro de Tirol, onde havia grande incidência de obstruções de esgotos, a companhia realiza palestras com proprietários e/ou representantes dos hotéis de Natal, sempre orientando seus clientes a não jogar resíduos sólidos, bem como água de chuva, dentro da rede coletora.

É de muita importância que os clientes denunciem casos de ligações clandestinas em redes de esgotos que ainda não estão em funcionamento. Isso facilita o trabalho da empresa na autuação dos responsáveis, que terão seus ramais tamponados pelas equipes de manutenção.

Para solicitar serviços de desobstruções de esgotos, o cliente deve ligar para a Central de Atendimento da Caern, pelo número 115, com o número da matrícula do imóvel em mãos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário