20 SET 2024 | ATUALIZADO 14:32
SAÚDE
Da redação
09/07/2015 10:04
Atualizado
13/12/2018 01:52

Maternidade Almeida Castro atende 50 bebês com leite materno

Com o programa, as mãos recebem conhecimentos de como retirar e manusear corretamente o leite materno sem prejuízo para o bebê
Cezar Alves

Entre os dias 1 a 7 de agosto a Organização Mundial de Saúde (OMS) realiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Durante o período, em Mossoró, o Hospital Maternidade Almeida Castro vai inaugurar novo setor que possibilitará a amamentação e ampliação da doação de leite materno.

Por mês, entre 40 a 50 bebês prematuros necessitam do recebimento de leite materno.

A Semana Mundial de Aleitamento 2015 acontecerá em agosto e este ano terá como terma "“Amamentação e trabalho – O compromisso é de todos".

De acordo com a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno, Edilene Torquato, o objetivo principal do setor é para que as mães que trabalham, que estão no período de amamentação, tenham todas as condições para o manuseio do leite materno, sem nenhum prejuízo para o bebê.

"A ideia é que as mães, quando precisem, vão até a sala de aleitamento materno, possam fazer o manuseio do leite, e que quando forem embora, tenham o leite pronto para o seu filho", explica Edilene. Dessa forma, nem a mãe, nem a criança, sairão prejudicados, diz ela.

Outro ponto destacado por Edilene é de que a sala de aleitamento materno vai proporcionar conforto e a manutenção do controle de qualidade do leite. "Serão 12 funcionários capacitados do hospital que vão trabalhar na sala no manejo de aleitamento materno, funcionando 24h", diz ela.

A amamentação é um dos períodos mais importantes para a criança, pois é o momento inicial de alimentação do bebê. Edilene explica que "o leite materno é um alimento de espécie específico, pronto e preparado especialmente para a criança", explica.

Segundo ela, "por isso, a tamanha preocupação, tem todo um procedimento para o manuseio do leite materno, como por exemplo, um ambiente limpo, frascos esterilizados, utilização de luvas, e as mães usam uma proteção na boca e no nariz".

O MOSSORÓ HOJE conversou com algumas mães atendidas na Maternidade Almeida Castro, e que além de amamentar seus filhos, ainda doam leite materno para outras crianças.

É o caso de Larissa Alves, de 16 anos, mãe de duas meninas de apenas 6 dias, doa leite materno para outros bebês da Maternidade. "Eu acho importante amamentar as outras crianças também, fico feliz em poder ajudar", diz ela. "Me sinto bem", conclui.

O mesmo acontece com Joyce Emanuele, de 14 anos, que deu a luz a uma menina há 12 dias. "Me sinto muito bem porque além de ter leite para o meu bebê, ainda posso ajudar as outras crianças, me sinto muito feliz com isso", diz ela.

Em Mossoró, apenas o Hospital Maternidade Almeida Castro possui ponto de coleta de leite materno.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário