20 SET 2024 | ATUALIZADO 08:34
MOSSORÓ
Josemário Alves
14/07/2015 10:16
Atualizado
14/12/2018 03:10

?Se não houver pressão, não vamos reverter esse quadro?, diz especialista em Saúde Pública

A declaração é do professor Jennifer do Vale, sobre a a atual situação da saúde pública no país.
Josemário Alves

O atual quadro do Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de palestra na manhã desta terça-feira (14) durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Mossoró.

A discussão foi mediada pelo mestre em saúde pública e professor da Faculdade da Saúde da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Jennifer do Vale.

Segundo o mesmo, o atual quadro da saúde pública do país é preocupante e se faz necessário a pressão da população para soluções sejam tomadas.

“O dinheiro que se investe em saúde, principalmente aquele que vem do governo federal, não é suficiente para fazer funcionar o SUS. Então, temos que discutir junto à sociedade para saber o que é que ela quer e o que ela precisa. Se não houver essa pressão sobre o executivo e o legislativo, dificilmente a gente vai conseguir reverter esse quadro”, destacou o professor.

Jennifer destacou que são necessários dez pontos para que os problemas estruturais do sistema de saúde sejam solucionados.

Condições de trabalho, salários, valorização e reconhecimento do profissional, educação permanente e motivação são alguns deles.

“Esses dez pontos estão interligados. Eles só podem ser separados didaticamente, mas todo eles estão no mesmo pano de fundo, que é o pano de fundo do subfinanciamento do sistema de saúde, e perca de sua qualidade como resultante desse processo e de outros”, explicou.

Ao MOSSORÓ HOJE, o especialista em saúde pública destacou a importância de discutir essa problemática.

“Nós precisamos encontrar caminhos para fazer com que os profissionais de saúde e gestores do SUS possam trabalhar de forma ainda mais qualificada, de forma ainda mais técnica. Eu não vejo outro caminho que não seja através das conferências e dos conselhos, concluiu.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Mossoró seguirá até a próxima quarta-feira (15), onde serão eleitos os representantes para a Conferência Estadual e haverá a aprovação do relatório final do encontro municipal.

(Fotos: Josemário Alves)

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário