24 ABR 2024 | ATUALIZADO 05:59
SAÚDE
Tarcio Araújo
14/07/2015 12:57
Atualizado
13/12/2018 03:42

Prefeitura prepara processo seletivo para contratar mais 20 médicos

Serão contratados também 20 dentistas e 20 enfermeiros. Prefeito Francisco José Junior reclama que recebe recursos para atender 280 mil habitantes e investe para atender um milhão
Reprodução/PMM

Durante entrevista na manhã desta terça-feira,14, ao Programa Cidade em Debate,  da Rádio Rural,  o Prefeito Francisco José Junior anunciou processo seletivo para contratar 20 médicos, 20 enfermeiros e 20 dentistas, para o atendimento à Rede Municipal de Saúde em Mossoró. Na mesma entrevista, o prefeito destacou que Mossoró recebe recursos do Governo Federal para atender 280 mil e investe para atender um milhão do Oeste do RN.

De acordo com Francisco José Junior, o edital para contratação dos novos profissionais deve ser lançado até o final deste mês e/ou no máximo no início de agosto e vai dobrar o atendimento diário em todo território do município.

O prefeito reclamou do valor repassado pelo Governo Federal seguindo a Tabela SUS por serviços de saúde importantes prestados pelos municípios. Culpou os baixos valores da Tabela SUS pelas dificuldades para se reestruturar os serviços de saúde no município.

O prefeito disse que a tabela da forma que está (defasada) não privilegia a Rede Pública, e termina beneficiando os hospitais privados. No caso, o Brasil vivencia atualmente um quadro de terceirização dos serviços de saúde em todo o Brasil.

“Sobre a questão de demora por exames, esse é um problema de décadas no Brasil, não é só de Mossoró, mas nós estamos trabalhando. Infelizmente o Sistema SUS repassa um valor por uma consulta 20 vezes mais baixos do que a Prefeitura repassa aos hospitais”, explica.

“Mas quando ampliarmos a quantidade de médicos de 02 para 04, certamente vamos melhorar o atendimento no PAM”, destaca o prefeito, lembrando que o laboratório da unidade recebeu aparelhos novos, ampliando o leque de exames oferecidos a sociedade.

“Na hora que você troca o aparelho do laboratório do PAN e coloca um outro equipamento de última geração, o que faz triplicar o atendimento de 200 para 600 pessoas/dia, vai diminuindo as filas”, ressalta o gestor se dirigindo aos ouvintes da Rádio Rural.

No final da entrevista Francisco José Junior também pontuou os avanços no setor da saúde do município ao longo de pouco mais de um ano de gestão. Nós estamos avançando, observe que abrimos a terceira UPA, estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para abri o Hospital da Policia, indo na contramão de tudo que Mossoró fazia antes”, destaca.

“Querem tirar um Francisco, ou Antônio ou qualquer pessoa que venha assumir a Prefeitura, porque eles (os dois grupos políticos da mesma família) fazem briga de araque, mas que estão todos juntos para poder denegrir e caluniar, menti, quando dizem que a guarda municipal está em greve e na verdade a guarda municipal está na rua”, disse.

“A saúde quando a gente assumiu tinha 48 PSF, 40% das unidades não tinha médico e hoje apenas 4% não tem médico. Agente aumentou de 48 para 68 PSF. Até janeiro do próximo ano a meta é chegar a 90 equipes do PSF. A lei determina que a Prefeitura invista 15% das receitas em saúde e nós investimos 31% em Mossoró”, destaca o gestor ao radialista Carlos Cavalcante.

Francisco José Junior diz que a População tem que entender que Mossoró recebe recursos federais para oferecer atendimento de saúde para 280 mil pessoas e tem que gastar para atender um milhão de habitantes. “Porque de Pau dos Ferros para cá todo mundo vem para Mossoró, fazer partos, cirurgias, exames...” destaca o prefeito.

“Nós já zeramos a fila da fisioterapia, que era uma fila histórica; a do São Camilo que também era outro problema antigo e grave. O atendimento à saúde mental tem melhorado muito, entre outros pontos. Agora ninguém consegue resolver tudo em um ano, eu já disse não sou Salvador da Pátria, mas estamos trabalhando para mudar que estava sendo feito de errado”.

 

UPAs

O Prefeito Francisco José Junior acrescentou que durante sua gestão investiu, apesar de forças contrárias, na abertura da UPA do Belo Horizonte, que além dos atendimentos normais, também oferece atendimento médico na área de ortopedia de 14h às 22h.

As outras duas UPAs, conforme o prefeito, havia grave problema de falta de médico e quando tinha era insuficiente para atender a demanda. Nestes dois casos, além de abastecer as unidades, mudou as regras de funcionamento e colocou quatro médico por dia.

No Hospital Maternidade Almeida Castro, o prefeito lembrou que fez parceria com a Junta Interventora da Justiça Federal na APAMIM, colocou para funcionar toda a estrutura de obstetrícia, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Além disto também abriu um laboratório e um Centro Cirurgico com 4 salas, sendo uma específico para ortopedia.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário