30 ABR 2024 | ATUALIZADO 07:32
ESTADO
Da redação
08/02/2018 08:49
Atualizado
08/12/2018 15:41

Cosern investe R$ 5,3 milhões na Operação Carnaval 2018

Ações incluem manutenção preventiva da rede elétrica, ampliação da estrutura de atendimento emergencial em todo estado, reforço das equipes de plantão e campanha publicitária para reforçar junto aos foliões os cuidados com a segurança

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, recebeu a imprensa em entrevista coletiva na manhã desta 5ª feira (08) para apresentar o planejamento da “Operação Carnaval 2018”.

De acordo com Dário Vale, superintendente de Serviços Técnicos da Cosern, foram investidos R$ 5,3 milhões em ações que incluem manutenção preventiva da rede elétrica, ampliação da estrutura de atendimento emergencial em todo estado, reforço das equipes de plantão durante o período festivo e campanha publicitária para reforçar junto à sociedade e aos foliões os cuidados com a segurança (veja detalhamento abaixo).

“O planejamento da Cosern para o Carnaval começou na primeira quinzena de dezembro e o reforço na confiabilidade da rede elétrica da distribuidora é todo feito para garantir a segurança, brilho e energia durante esse período tão importante do nosso calendário”, disse Dário Vale.

Também estiveram presentes na coletiva de imprensa o gerente de segurança da Cosern, Renato Gomes, o gerente de operações, Antônio Carlos Queiroz, e a gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade, Karine Severo.

As equipes de manutenção da Cosern foram reforçadas e estarão disponíveis 24 horas por dia, junto com engenheiros e técnicos, monitorando o sistema elétrico a partir do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona ininterruptamente durante todo o ano no Edifício-Sede, em Natal, e está sempre pronto para atender às solicitações dos consumidores, caso necessário.

Detalhamento das ações preventivas:

A Operação Carnaval 2018 da Cosern começou no segundo semestre de 2017. As principais ações realizadas incluem:

ü    Lavagem de isoladores em áreas de praia;

ü    Substituição de 294 postes de Média Tensão;

ü    Inspeções visuais em 1.073 km de rede de Média Tensão;

ü    Inspeções termográficas em 785 km de rede de Média Tensão;

ü    Execução de aproximadamente 3.600 podas;

ü    Substituição de 10 mil metros de rede nua por isolada;

ü    Substituição de 365 isoladores;

ü    Inspeções minuciosas e termográficas em 17 subestações;

ü    Inspeções minuciosas e termográficas em 36 linhas de transmissão (937 km de rede);

ü    Essas ações foram realizadas em todos os sistemas elétricos que atenderão os eventos.

Esquema especial de atendimento:

ü    Centro de Operações com instruções de operação específicas para o atendimento aos locais dos eventos;

ü    09 Equipes de sobreaviso (engenheiros, eletrotécnicos, técnicos de segurança);

ü    25 Equipes de plantão específicas para atendimento aos eventos, com extensão do horário de atendimento;

ü    Presença de equipes de fiscalização para inibir eventuais fraudes/ligações clandestinas nos locais dos eventos;

ü    Três Subestações Móveis prontas para emergências (Natal, Caicó e Mossoró).

Campanha publicitária

Com o tema “Você pode ser tudo no carnaval, menos imprudente”, a Cosern reforça mais uma vez as dicas de segurança com a rede elétrica para o Carnaval. A campanha publicitária e o plano de comunicação da concessionária incluem distribuição de panfletos nos principais polos carnavalescos de Natal, divulgação de dicas de segurança nas agências de atendimento presencial, veiculação da campanha em mídia de TV, rádio, redes sociais e portais.

Orientações às prefeituras e ligações provisórias

A Cosern também realizou visitas às agremiações carnavalescas e enviou cartas às prefeituras municipais no começo de dezembro ressaltando os procedimentos de segurança necessários para realização de festas nos municípios do Rio Grande do Norte.

Foram destacados, sobretudo, os riscos quanto à instalação de palcos ou qualquer estrutura metálica próxima à rede elétrica e ressaltada a obrigatoriedade de trios elétricos e carros alegóricos de respeitarem as distâncias mínimas de segurança estabelecidas nas normas brasileiras.

Em outra frente de trabalho, foi reforçada a necessidade de pedido antecipado de ligação provisória de energia elétrica para aqueles casos de vendedores ambulantes, por exemplo, bem como a informação prévia à Cosern de aumento de carga, em caso de realização de grandes festas particulares que demandem mais cargas do que as já existentes. O prazo dado pela Cosern para o pedido de ligações provisórias encerrou na última 2ª feira (05).

Orientações de segurança com relação à rede elétrica:

ü    Não jogue objetos em direção à rede elétrica, tais como confetes, serpentinas (metálicas ou não), plásticos etc., que possam causar curto circuito. Evite jogar jatos d´água em direção à rede.

ü    Cuidado com balões e placas de propaganda. Eles devem ficar longe da rede elétrica.

ü    Em caso de fio caído, fique longe e avise à Cosern (116).

ü    Nunca aproxime “bastão de selfie” da rede elétrica.

ü    Não suba em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.

ü    Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.

ü    É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário