23 FEV 2019 | ATUALIZADO 18:10
ESTADO

Barragem Armando Ribeiro aumenta 2,91 metros após chuvas fortes

Precisa de outros 17,63 metros para atingir a cota de sangria, quando vai está armazenando 2,4 bilhões de metros cúbicos de água
Da redação
16/04/2018 05:29
Atualizado
14/12/2018 08:48
A+   A-  
Barragem Armando Ribeiro aumenta 2,91 metros após chuvas fortes
Bruno Andrade
O sistema Coremas Mãe D'Água no Alto Sertão da Paraíba ainda não está transbordando água pelo Rio Piranhas/Açu, desaguando na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçálves, maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte.

Em território Potiguar, precisamente na região do Vale do Açu, a Barragem Armando Ribeiro, até às 7 horas da manhã desta segunda-feira, 16, havia tomado 2,91 metros de água, precisando tomar ainda 17,63 metros para atingir a cota de sangria.

A Armando Ribeiro tem capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e está com menos de 15% de sua capacidade. É responsável direto pelo abastecimento da população de pelo menos 40 cidades da região, inclusive Mossoró, parte da Serra do Mel e Assu.

Este reservatório também é fundamental na irrigação de projetos de fruticultura, numa área aproximada de 30 mil hectares no Vale do Açu. Está recebendo um ótimo volume de água de vários açudes do Seridó e de alguns da Paraíba.


As imagens do voluma de água que chega na Armando Ribeiro foram gravadas por Samara Maia, no início da manhã desta segunda-feira, da ponte Chico Lula, no município de Jucurutu.

Outro grande reservatório considerado muito importante é o Itans, em Caicó, que também transborda, quando atinge cota de sangria, para a barragem Armando Ribeiro. Este reservatório está com mais ou menos 10% de sua capacidade e está recebendo bastante água.



 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário