28 MAR 2024 | ATUALIZADO 10:18
ESTADO
Da redação
02/05/2018 11:59
Atualizado
14/12/2018 09:38

Detran reduz em 40% fila de espera com abertura de serviços pela internet

A medida divulgada pelo Detran há cerca de duas semanas, já é responsável por mais de 40% das solicitações relacionadas a esse tipo de serviço.
Valéria Lima

A implantação pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) da abertura de processos de solicitação de renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) via internet já demonstra resultados positivos no tocante a agilidade do serviço e na diminuição de filas de espera no setor de Habilitação de Condutores do Órgão. A medida divulgada pelo Detran há cerca de duas semanas, já é responsável por mais de 40% das solicitações relacionadas a esse tipo de serviço.

A sala de abertura de processos de habilitação situada na unidade sede do Detran, no bairro de Cidade da Esperança, em Natal, que antes se mantinham com uma lotação rotineira, hoje é possível verificar uma ampla diminuição da permanência do usuário para resolver sua demanda.

O motivo principal apontado por alguns servidores do Órgão que têm a responsabilidade de atender os usuários, está relacionada a abertura de processos via internet, o que resulta num tempo bem menor de retenção do cidadão na sala de habilitação, já que na abertura do serviço via internet ele adianta duas etapas do processo, inclusive já chegando ao Detran com a guia de pagamento do serviço devidamente quitada e com isso evita a fila no guichê de pagamento instalado na sede do órgão.

O plano da Direção Geral do Detran é de gradativamente ir incorporando novas demandas dos usuários a plataforma de serviços online oferecidos pelo Departamento de Trânsito do RN. A ideia é modernizar os processos dando ao cidadão as melhores condições nos itens de comodidade, transparência, segurança e agilidade na solicitação e emissão do documento de CNH. Os próximos serviços a serem oferecidos devem ser a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a retirada da Certidão Negativa de Débitos.

“É importante lembrar que o usuário também pode abrir processos de primeira habilitação, renovação e adicionar ou mudar a categoria da CNH diretamente nas autoescolas. Esse procedimento passou a vigorar desde de março e as 94 autoescolas do estado estão aptas. Com essas medidas o Detran avança no sentido da descentralização, dando ao cidadão mais opções para atender a sua demanda”, comentou o diretor do Detran, Eduardo Machado.

O procedimento de solicitação de renovação ou segunda via de CNH pela internet é simples e prático, bastando que o usuário entre no site do Detran e clique no botão “Consulta de Pessoas e Boletos”. Logo em seguida, abre uma nova tela onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do registro da CNH, e logo após, clica em “consulta”. Dessa maneira, o usuário tem acesso aos dados da sua habilitação, a exemplo de possíveis débitos e de pontuação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acessos a renovação e a segunda via da CNH.

Nessa fase, o solicitante escolhe o serviço desejado e preenche um formulário padrão, podendo até mesmo atualizar o endereço residencial. Após finalizar o cadastro, será gerado uma página com o número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e a finalização do processo. Essa página com número do Renach deverá ser impressa pelo usuário e levada acompanhando a documentação pessoal para ser apresentada no guichê de atendimento do Detran, onde será iniciada a segunda etapa do procedimento, que é a captura da imagem e das digitais do cidadão, sendo em seguida liberada a emissão da CNH.

Já o pagamento da taxa gerada pelo serviço pode ser realizado assim que o cidadão concluir a etapa online. Os meios utilizados para a quitação pode ser pelo aplicativo do Banco do Brasil, imprimir a guia e pagar diretamente no caixa do banco, ou mesmo buscar uma agência do Pagfácil e informar o CPF, que o débito será localizado, podendo assim ser quitado pelo usuário. Com essa opção, ao chegar no Detran o cidadão já pula duas etapas da abertura do processo, fazendo com que a conclusão do serviço seja mais ágil e prática.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário